Ivan Santos*

A China, com cinco mil anos de experiências com governos de vários formatos, e tipos é hoje movida pela filosofia do sábio Confúcio e tem um projeto de socialismo de longo prazo para dar melhor condição de vida a 1,4 bilhão de habitantes – a maior comunidade humana do mundo. A China moderniza-se e se prepara para ser, em pouco tempo, a maior potência econômica do mundo.
Hoje a China é a maior parceira comercial do Brasil e importa deste País produtos primários, especialmente minério de ferro, carne de suíno e bovino e, especialmente, soja. No ano passado o Brasil mandou para a China um terço de todas as exportações do País.
O governo chinês, segundo revelou o embaixador da China no Brasil, está magoado com a críticas que já recebeu do presidente norte-americano Donald Trump (em final de mandato) e de políticos brasileiros entre os quais o presidente da República, o ministro das Relações Exteriores e o presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara Federal, deputado Eduardo Bolsonaro (PSL).
A China trabalha rápido e em silêncio. Para se livrar da dependência dos EUA e do Brasil. Para isto começou a negociar com a Argentina e Uruguai a compra de carne bovina e com a Tanzânia (África), a produção de soja. A China está convidando produtores de soja do Brasil, dos Estados Unidos e da Argentina para que possam cultivar o produto na Tanzânia. O Banco da China financia a aquisição de terra e a plantação e o governo chinês garante a importação de toda a produção. Os estrategistas chineses esperam que em três anos a África possa substituir o Brasil como fornecedor de soja para aquele país. As consequências para o agronegócio brasileiro serão imprevisíveis. Os produtores nacionais já viram isto, mas o Governo, aparentemente, não está preocupado.
Um alerta aos cérebros direitistas do Palácio do Planalto: Deng Xiao Ping, o chinês, ensinou aos patrícios dele que “não importa a cor do gato; o que importa é que ele cace o rato”. Para bom entendedor um pingo é letra e letra pode ser palavra importante e de forte significação para quem consegue ler até nas estrelas.

*Jornalista