Ivan Santos*

Há um ditado popular em Minas Gerais que diz: “Resultado de eleição e de mineração só se conhece depois da apuração”.
Em Minas todo garimpeiro experiente sabe que se a busca de ouro é em terreno de aluvião é mais fácil saber se naquele sitio há ou não o precioso mineral. É mais ou menos o que ocorre neste momento na eleição municipal em Uberlândia. A indicação da preferência do eleitorado municipal pela reeleição do prefeito Odelmo Leão é visível nas ruas. Se não houver algum acidente inesperado, o prefeito será reconduzido ao cargo que exerce no primeiro tempo do jogo que começou a ser jogado hoje.
A eleição ocorre em tempo de Pandemia do Corona e pelo sistema informatizado brasileiro que hoje é exemplar no mundo. Logo depois de serem fechadas as urnas vai começar a apuração sob o comando do Tribunal Superior Eleitoral que em poucas horas poderá anunciar o resultado da votação em mais de cinco mil municípios do País.
O discurso do “novo sem experiência política” que encantou eleitores no passado parece que deu tchau. O que vimos nas pesquisas nas principais cidades brasileiras foi a tendência do eleitorado em favor de políticos experientes.
Os eleitores ficaram com medo dos “novos políticos sem experiência administrativa”. Perceberam que entre o discurso de boas intenções e a realidade objetiva, nua e crua, a distância é de quatro cabos de machado. Quem não tem experiência navega nas nuvens e se perde no horizonte. A campanha eleitoral deste ano vai servir para que os políticos hoje tosquiados pelos eleitores se preparem para mudar o discurso “renovador”. As redes sociais já saturaram as pessoas e muitos eleitores já perceberam que entre a fantasia das informações falsas na internet (fakes News) e a verdade é melhor dar um passo atrás para depois, com segurança, poder dar dois para a frente.
A bola começou a rolar no gramado nacional às 7 horas e o jogo só vai terminar às 17 horas. As 21 horas deveremos saber quem será o prefeito de Uberlândia para administrar os negócios municipais por quatro anos a partir de janeiro que vem. Até lá senhoras e senhores do Conselho de Segurança Política do Município.

*Jornalista