Secom/PMPM

Imagine viver no campo, cultivar seus produtos e comercializá-los no mercado com qualidade e segurança e, ainda, capacitar-se profissionalmente, com noções de agronegócio. Há quase um ano, essa é a realidade de muitos produtores que conheceram de perto as vantagens do programa Novo Agro, uma das iniciativas que podem render ao prefeito Odelmo Leão duas honrarias, emdois prêmios distintos, no cenário estadual e nacional.

Assim como em 2012, quando faturou o Prêmio Sebrae de Prefeito Empreendedor na categoria Destaque Temático, Odelmo Leão se destaca novamente no cenário mineiro como um dos finalistas da premiação, desta vez, por projetos voltados ao desenvolvimento de pequenos negócios, como o Novo Agro. O programa foi lançado em 2017 e é desenvolvido pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedeit) e de Agropecuária, Abastecimento e Distritos (SMAAD).

A iniciativa também rendeu reconhecimento nacional a Uberlândia, com a validação e classificação do projeto na etapa inicial da primeira edição do Prêmio ODS Brasil. “Estamos falando de um programa que veio para nortear a comunidade rural com mais competitividade no mercado e consolidar as suas atividades enquanto oportunidade de negócios em nossa cidade. Portanto, trabalhamos para que o pequeno produtor tenha seus direitos, com ainda mais segurança, tranqüilidade e qualidade para viver e trabalhar no campo, com apoio do poder público”, afirmou o prefeito.

Inovação e Sustentabilidade

Além do Novo Agro, Odelmo Leão também concorre a Prêmio Sebrae de Prefeito Empreendedor na categoria Inovação e Sustentabilidade, com o programa Inova Uberlândia, que já atendeu 60 pequenos empresários com foco na criação e implantação de soluções inovadoras, incluindo a implantação de um Pólo Tecnológico no município, que está em andamento. Ao todo, mais de 100 municípios mineiros se candidataram a participar da 10ª edição do Prêmio Sebrae de Prefeito Empreendedor.

A próxima etapa do certame será em setembro e outubro, com visitas técnicas da comissão avaliadora. O resultado da etapa mineira será divulgado em novembro, em Belo Horizonte, onde os vencedores de cada categoria passarão a concorrer à fase nacional, que acontece em 2019, em Brasília.