O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda), e da Prefeitura de Santa Vitória realizam hoje em Santa Vitória, o I Seminário Regional de Aquicultura e Pesca do Triângulo Mineiro. O encontro visa fortalecer a produção de peixe no município e na região.
Para o secretário Professor Neivaldo, o seminário será um importante momento para debater sobre os trâmites legais de produção e escoamento e esclarecer dúvidas. “A região do Triângulo Mineiro tem cidades com forte produção do pescado e em muitas visitas ouvimos dúvidas dos produtores quanto aos processos de produção e venda do peixe. Levamos essa demanda para a Seda e agora daremos o retorno aos pescadores e pescadoras com este seminário”, afirma ele, que estará presente na abertura do encontro.
A programação conta com a presença de técnicos da Emater, da Seda, da Supram, do INSS, do IMA e do Banco do Brasil. Entre os debates estão o cenário de pesca em Minas Gerais, as tecnologias da produção de peixes, licenciamento ambiental, vigilância sanitária, crédito para a pesca, previdência social para pescadores e organização social de produtores de peixe, por meio do associativismo e do cooperativismo.