Os profissionais que atuam com loteamento e construções em Uberlândia, como engenheiros e arquitetos, por exemplo, terão mais facilidade fazer esclarecimentos técnicos junto aos servidores da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (Seplan). A partir do dia 10 de agosto, a secretaria irá disponibilizar um sistema de agendamento online para atendimentos deste tipo por meio do portal da Prefeitura de Uberlândia (www.uberlandia.mg.gov.br). A medida visa trazer mais agilidade e eficiência neste serviço.
Na prática, com o agendamento, os profissionais que precisam tirar dúvidas ou pegar recomendações não enfrentarão filas e não dependerão mais da disponibilidade dos setores. Isso porque, até então, o atendimento técnico era realizado por ordem de chegada e possibilidade de recepção pelas diretorias e núcleos da pasta.

Organização e eficiência

Para que o agendamento seja eficiente e não prejudique os trabalhos internos, a Seplan programou os atendimentos para ocorrerem todas as segundas e quartas de cada semana. Ou seja, durante as terças, quintas e sextas, não haverá marcações. Nestes dias, os servidores ficarão concentrados nos trabalhos e análise das documentações de tramitam. “Organizando desta forma, iremos melhorar, com certeza, a eficiência e a produtividade da secretaria. Algo que poderá ser percebido e quantificando em curto prazo”, disse a secretaria de Planejamento Urbano, Denise Attux.
O sistema para agendamento online elaborado permitirá ao profissional que quer atendimento técnico escolher 11 opções específicas durante o processo. São opções que representam cada núcleo ou assessoria existente dentro da Seplan. Uma carta explicando o novo método para o serviço já foi encaminhada pela secretaria ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais e ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas).

Atendimento à população

Desde maio deste ano, o atendimento ao público que precisa requerer algum processo na Seplan também está sendo realizado mediante agendamento online. A ferramenta já está acessível pelo portal da Prefeitura de Uberlândia e, na prática, tem garantido a extinção de filas.
Isso porque, no antigo modelo, a espera por atendimento poderia chegar a horas, uma vez que ele era realizado por ordem de chegada. Agora, com o agendamento, ocorre em um prazo que varia entre 10 e 30 minutos, contando a chegada e a saída do setor.