A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) realiza, nesta quinta-feira (3) o treinamento dos nove ascensoristas que atuarão nos elevadores da passarela sobre a avenida João Naves de Ávila, cuja abertura está programada para o próximo domingo (6). Os profissionais serão preparados para auxiliar e orientar pessoas com mobilidade reduzida (deficientes físicos, idosos, gestantes e pais com crianças no colo) no equipamento.
Os ascensoristas foram contratados pela associação das três empresas que operam no transporte público da cidade para trabalhar no local. Eles atuarão sete dias por semana na passarela, sempre das 5h30 às 00h30, que é o horário de funcionamento da estação do corredor de ônibus da avenida em frente ao shopping.
Assim que a passarela entrar em funcionamento pleno, no domingo, a Settran também destacará agentes de trânsito para orientar de forma adequada os pedestres e motoristas em relação à liberação. Panfletos com informações sobre a importância do uso do equipamento começarão a ser distribuídos no local, bem como cartazes informativos serão afixados nos ônibus e nas estações da avenida.
“Faremos um trabalho educativo para que as pessoas se habituem ao novo procedimento”, disse o secretario municipal de Trânsito e Transportes, Paulo Sérgio Ferreira. Segundo levantamentos da Settran, o equipamento atenderá 240 mil pedestres que passam pela localidade ao mês, conferindo mais segurança aos usuários. A passarela também dará mais agilidade e fluidez ao trânsito no trecho na qual passam, mensalmente, cerca de 1,5 milhão de veículos.
Funcionamento pleno
Logo após a liberação da passarela, a Settran fechará os gradis que ficam nos passeios no intuito de disciplinar para o uso da passarela. Os semáforos em funcionamento nos dois lados da avenida também serão desativados. Ou seja, não haverá mais interrupção no fluxo de veículos.