Foto: Araípedes Luz – Secom PMU

A multinacional Bayer inaugurou oficialmente em Uberlândia uma estação de pesquisa de alta tecnologia para melhoramento de sementes de hortaliças e outros vegetais. Com a instalação, a cidade tornou-se a detentora da mais completa estação de pesquisa da empresa na América Latina no setor de hortifruti. Na prática, são tomates, melancias, cebolas e uma série de outros produtos com menos custo de produção e chegando com mais qualidade na mesa do consumidor.
O evento contou com integrantes da alta cúpula da corporação, além da secretária municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos, Walkíria Naves. Conforme a secretária, a pesquisa tem o apoio da Prefeitura por trazer benefícios à economia regional. “É fantástico, pois eles têm um foco específico em sementes de hortaliças. Essa produção de hortifruti é um dos pontos fortes de Uberlândia. Isso melhora o produto para o consumidor final, facilita a produção e atrai novos investidores para o setor na cidade”, explicou.
O campo de pesquisa, localizado próximo ao distrito de Martinésia, possui 410 mil metros quadrados. Ainda conforme Walkíria Naves, o início da implementação da sede na cidade aconteceu em meados de 2010. “A Prefeitura, na época, deu apoio com informações. Mostramos as características de nosso município para eles escolherem o melhor local”, disse.
Depois da aquisição da área, as pesquisas começaram em 2011. A inauguração oficial representa o estágio final da infraestrutura.

Atrativos da cidade

A oferta de especialistas locais qualificados para a agricultura colaborou para a decisão da escolha de Uberlândia para a sede do estudo, além da própria localização estratégica da cidade no território brasileiro. Segundo a companhia, além de apresentar a infraestrutura necessária para as operações (estradas, aeroporto, universidades, etc.), o município possui condições climáticas adequadas para o cultivo e melhoramento de hortaliças durante todo o ano.

Referência no setor

Esta é a primeira estação da empresa com infraestrutura completa para o desenvolvimento de sementes de hortaliças no Hemisfério Sul. A pesquisa possui o acompanhamento de 80 profissionais diariamente e abrange programas de melhoramento genético de tomates, cebola, melancia, cenoura e melão. Também são realizados estudos específicos de fitopatologia, que significa técnicas para tornar o vegetal mais forte e imune a doenças.
O diretor de pesquisas da unidade de sementes de hortaliças e vegetais da Bayer para a América Latina, Ailton Ribeiro, explicou que a grande maioria das hortaliças comercializadas atualmente no mercado é plantada com sementes desenvolvidas para outras regiões do mundo.
O diferencial do estudo, então, é desenvolver espécies híbridas (com cruzamento de material genético) adaptadas às condições climáticas, de solo e ecossistema típicas da região. “Fazendo esse desenvolvimento no local, você tem a vantagem da adaptabilidade da espécie, que fica mais tolerante a fatores como pestes e clima. Isso reduz a aplicação de defensivos agrícolas, o que diminui o preço e dá mais qualidade ao produto”.
Com o trabalho, Uberlândia vai produzir híbridos para serem comercializados e produzidos em várias regiões do Brasil e América Latina, além de outros países tropicais.