O Programa vai integrar e melhorar a educação em todos os Territórios de Desenvolvimento do Estado, beneficiando mais de 2 milhões de estudantes
O governo de Minas Gerais lançou nesta terça-feira (01/8) na Escola Estadual Paulina Aluotto Ferreira, em Brumadinho, Território Metropolitano, o programa “+ Educação”, iniciativa para integrar e melhorar a educação em todos os territórios de desenvolvimento do estado.
As medidas vão beneficiar mais de 2 milhões de estudantes da rede estadual de ensino e permitir que os alunos sejam beneficiados com maior número de atividades extracurriculares nas escolas, em áreas como cultura, artes, esporte, saúde, ciência, tecnologia e empreendedorismo, educação profissional, formação em cidadania e direitos humanos.
“Essa é a nossa agenda da educação integral e integrada para Minas Gerais. Nós iniciamos a nossa gestão com 100 mil estudantes atendidos em tempo integral, mas ainda sem uma ideia de escola em tempo integral. O + Educação nasce de um diálogo com os estudantes. Nós fizemos, em 2015, rodas de conversa em todo o estado e percebemos que os estudantes queriam inovações e mais educação profissional. Nós chegamos nessa formulação com o + Educação”, explicou a secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo.
Entre 2015 e 2017 houve aumento de cerca de 50% no número de estudantes atendidos pela educação integral e integrada, que passaram de 102 mil para 150 mil. “A grande novidade, a partir de agora, é que a gente vai estender a educação integral para o Ensino Médio nesse semestre, com 44 escolas. Mas, mais do que ampliar o tempo, essas escolas vão oferecer também educação profissional e pesquisa e inovação tecnológica”, disse Macaé.
Com a educação integral e integrada, a jornada será ampliada de 25 para 45 horas semanais e, segundo a superintendente de desenvolvimento do Ensino Médio, Cecília Cristina Resende Alves, há compromisso com todas as disciplinas ofertadas neste período. “No momento em que o Brasil tem uma nova proposta para a educação, com uma lei que regulamenta e reformula o Ensino Médio, Minas Gerais precisava sair na frente apontando um caminho que fosse a partir das escolhas dos estudantes”, afirmou.