Quase 60 mil alunos retornam às aulas no dia 2 de agosto, quando inicia o segundo semestre letivo nas 123 escolas da Prefeitura de Uberlândia. Para recebê-los, a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Empresa Municipal de Apoio e Manutenção (Emam) reforçaram os serviços de reformas e manutenções nos prédios, realizados permanentemente durante o ano. Outro serviço que também teve atenção especial foi a produção de mobiliários escolares feitos pela Marcenaria da SME.
Nesta semana, na Escola Professor Oswaldo Vieira Gonçalves, do bairro Custódio Pereira, foram feitas intervenções como limpeza da área verde, pintura da entrada da unidade e colocação de cercas coloridas no jardim. “Quando os alunos frequentam uma escola bem cuidada, eles ampliam os cuidados com o lugar onde vivem”, disse a diretora Vanuza Souza.
De acordo com a secretária de Educação, Célia Tavares, foram feitas análises da situação da estrutura física da rede municipal de ensino. Os serviços mais complexos foram programados para o mês de julho, durante o recesso. “Desta forma, o processo de ensino e de aprendizagem não foi comprometido”, disse.

Serviços

Na Emei do Conjunto Santa Luzia, no bairro Santa Luzia, a troca do local de uma porta permitiu acesso independente a uma sala de aula. Antes, para se chegar a ela, era necessário percorrer a secretaria, prejudicando alunos, professores e servidores administrativos. Houve também ajustes na cozinha, que recebeu mais uma janela e revestimento de azulejo nos armários de gêneros alimentícios. Serviços de pintura também foram realizados em todo o prédio, inclusive no chão do pátio. “Contamos ainda com a parceria da comunidade na revitalização da horta e do jardim. Ficou tudo muito mais bonito”, afirmou a diretora da Emei, Adriana Mariano Junqueira.
Já na Escola Professor Otávio Batista Coelho Filho, no bairro Brasil, todas as 19 salas de aula foram pintadas e agora receberão ainda melhor mais de 800 alunos nos turnos manhã e tarde.
O cronograma de serviços contou ainda com trabalhos nos distritos e na zona rural. Em Tapuirama, as redes elétrica e hidráulica da Escola Sebastião Rangel foram reparadas. Enquanto que na fazenda São José, 15 novas portas foram instaladas nos banheiros da escola Professora Maria Regina Arantes Lemes.