Secom /PMU

As palestras programadas contarão com outros nomes, como Alexandre Barral, da Business France, Daniel Mangabeira, da Uber, e Ricardo Voltolini, do Ideia Sustentável. O filósofo, jornalista e professor Clóvis de Barros Filho é presença confirmada no Congresso Internacional de Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade (Cities). Um dos mais requisitados palestrantes da atualidade no Brasil e no exterior, ele fará uma reflexão sobre ‘Ética, Tecnologia e Sustentabilidade’, em um painel no dia 10 de agosto, às 9h10, na Casa Garcia.
A irreverência é uma das marcas registradas de Barros, que também é coautor de obras como ‘Felicidade ou Morte’, ‘A vida que vale a pena ser vivida’ e de ‘A Filosofia explica as grandes questões da humanidade’. Doutor e livre-docente pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP), o professor aborda conteúdos filosóficos importantes de maneira leve e inovadora, sem aparatos tecnológicos.
O evento também receberá Alexandre Barral, gerente de Novos Negócios na Business France, que vai mostrar ‘Tendências de Inovação na França’. Barral possui ampla experiência em gerenciamento de projetos e desenvolvimento de negócios no Brasil, China, Austrália e França. Outro convidado é Daniel Mangabeira, vice-presidente da Uber no Brasil, que vai falar sobre o ‘Futuro da Mobilidade’. O executivo é advogado especialista em assuntos públicos e relações governamentais e institucionais, com mais de 15 anos de experiência em relações regulatórias, políticas, governamentais e institucionais.

Sustentabilidade

Como o próprio nome já diz, a sustentabilidade é um dos pilares do Congresso. Ricardo Voltolini, fundador do Ideia Sustentável – Estratégia e Inteligência em Sustentabilidade, traz para o evento ‘Tendências de sustentabilidade para indústria da construção’. Voltolini é um dos primeiros consultores especializados em sustentabilidade empresarial, além de jornalista, escritor e idealizador da Plataforma Liderança Sustentável.
O tema ‘Cidades Sustentáveis’ será abordado por George Magalhães, gerente de projeto do Centro de Estudo em Sustentabilidade (GVces) da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Magalhães é gestor da Plataforma Empresas pelo Clima e do Programa Brasileiro GHG Protocol e do Registro Público de Emissões. Em outro painel, o assunto será ‘Licenciamento Ambiental: os avanços e desafios de Minas Gerais’, ministrado pelo José Vitor de Resende Aguiar, superintendente da Supram Triângulo Mineiro.
Todas as palestras acontecerão na Casa Garcia. Na UniAlgar, serão realizados capacitações, encontros, fóruns e mostras, além do demo day (dia de demonstração) do movimento 100 Open Startups. Para algumas das atividades, é necessário se inscrever e outras são abertas. No Espaço Ciranda, onde haverá apresentações culturais e gastronomia urbana, o acesso é livre. As atividades ocorrem de forma simultânea.
O Cities é promovido pela Prefeitura de Uberlândia, grupo Algar, Fiemg, Sebrae e Governo de Minas Gerais – por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O evento é aberto a toda comunidade e visa gerar inspirações, conhecimentos, conexões, networking e oportunidades.