Araípedes Luz – Secom PMU

‘A leitura engrandece a alma’. É assim que o escritor francês Voltaire definia o hábito de ler. Com base nessa premissa, quem passa por alguns dos terminais e estações do transporte coletivo de Uberlândia tem a chance de ter contato com um verdadeiro universo literário disponível em prateleiras. A ideia do projeto ‘Ler com Prazer’, reativado em junho deste ano pela Secretaria Municipal de Cultura, é simples: compartilhamento gratuito de livros para a comunidade.
Quem freqüenta as estações 1, 3, 5 e 11 do corredor de ônibus da avenida João Naves de Ávila, além dos terminais de ônibus dos bairros Planalto e Umuarama, pode se deparar com as prateleiras do projeto. Funciona assim: entre um embarque e desembarque, viu um livro e se interessou? Pode pegar para desfrutar sua leitura ao seu tempo. Acabou de ler? Devolvaem algum dos pontos que pegou para que outra pessoa também possa compartilhar daquele conhecimento.

A dona de casa Maria Aparecida Calazans confessa que não se contém quando depara com uma boa leitura disponível nas estações. “Já peguei vários livros e digo que sou sou uma freguesa da prateleira. Leio e faço questão de devolver”, disse com entusiasmo. Ela também acredita que a vida torna-se mais proveitosa para quem se torna um leitor. “Acho que traz tantos benefícios, a começar, pelo conhecimento de si próprio. Se você tiver tempo para sentar e ler um livro, você vai ter um dia melhor”, comentou.
Assim como o acervo da Biblioteca Municipal, o projeto ‘Ler com prazer’ é mantido por meio de doações. Que tal dar uma olhada no fundo da estante e dar um bom destino àquelas obras que estão esquecidas em sua casa? Sejam revistas, livros, gibis ou qualquer outra grande história, não importa. Toda doação é bem-vinda e pode ser entregue na praça Cícero Macedo, bairro Fundinho, das 8h15 às 18h45. A Secretaria Municipal de Cultura também recebe as doações na avenida Anselmo Alves dos Santos, 600. As prateleiras são repostas semanalmente.
Não chega a ser um espanto o fato da professora de português Elizeth Aparecida Garcia Naves ser uma assídua leitora dos mais diversos tipos de textos. Mas é outra grande atitude da educadora merece ser merece ser comentada. Na última semana, ela doou duas caixas de livros para o projeto. “Acho excelente um programa desses e acredito que todo mundo tem que doar aqueles livros que já foram lidos. É muito melhor do que deixar eles arquivados e juntando poeira”, opinou.