O vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado estadual Arnaldo Silva (PR), está engajado nas causas das pessoas com algum tipo de deficiência. Uma de suas preocupações é com a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho.
“Pela lei, toda empresa com 100 ou mais funcionários devem destinar de 2% a 5% dos postos de trabalho para pessoas com algum tipo de deficiência. Estima-se que, só em Minas Gerais, são cerca de 10 mil vagas de emprego para elas, mas infelizmente esses postos de trabalho não são preenchidos pela falta de programas de capacitação”, lamentou Arnaldo.
A proposta de Arnaldo é que seja realizado um ciclo de debates na ALMG com associações do setor, lideranças políticas, empreendedores e Estado. O requerimento já foi apresentado à ALMG e aprovado na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
O objetivo é a criação de programas que capacitem as pessoas com deficiência em Minas Gerais. “Precisamos buscar uma solução para resolver esse problema. As vagas existem e as pessoas precisam de emprego. Vamos encontrar meios para qualificá-las”, concluiu.