Secom /PMU – Foto: divulgação

Neste domingo (30), uma das principais orquestras do Brasil faz uma apresentação gratuita para a toda a comunidade da cidade na área externa do Teatro Municipal. A partir das 18h30, a Banda Sinfônica do Exército apresenta um repertório clássico para finalizar as comemorações do 55º aniversário do 36º Batalhão de Infantaria Motorizado (36º Bimtz). Durante essa semana, uma série de atividades foram promovidas pelo batalhão para comemorar a data.

Apresentação exclusiva

Ao todo, 65 músicos subirão ao palco para a apresentação. A orquestra tem sede em São Paulo e conta com artistas integrantes do quadro de militares brasileiros e instrumentistas civis de várias partes do Brasil. O grupo vem pela primeira vez a Uberlândia, exclusivamente para celebrar o aniversário da corporação.

O tenente José Francisco Vilhena, porta-voz do 36º Bimtz, salienta a qualidade musical do grupo e o sucesso dos concertos em todas as cidades que visita. “É um evento de grande valor cultural. Uma apresentação diferenciada, com repertório de música clássica muito bem executado. É um trabalho diferente daquele executado por nossa Banda Marcial”, explicou o militar. No local, o público também contará com opções em gastronomia urbana.

Um dia antes da apresentação aberta ao público, a orquestra realiza no palco interno do Teatro, o mesmo concerto, mas reservado para militares e autoridades locais. Hoje (28), às 19h, uma solenidade acontece na sede do batalhão, com várias atrações, como apresentação da Banda Marcial do Exército e da Pirâmide Humana do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília (BPEB).

Exposição

Nesta sexta-feira (28), também foi aberta a exposição do tema ‘Vivência em Pintura’, na galeria Ido Finotti, espaço anexado ao Centro Administrativo. São várias peças de no máximo 1×1 metro e ficarão disponíveis à visitação até o dia 11 de agosto. As peças foram inscritas no concurso realizado pelo 36º Batalhão de Infantaria Motorizado (Bimtz), cujo tema é ‘Braço Forte, Mão Amiga’ com intuito de ampliar, por meio da arte, a compreensão da função dos militares na sociedade.

Parceria

As comemorações do aniversário do batalhão são apoiadas pela Prefeitura de Uberlândia, por meio de parceria firmada, no início de abril, entre a gestão municipal e o 36º Bimtz. Na ocasião, o prefeito Odelmo Leão e o comandante do batalhão, tenente-coronel Marcus Vinicius Bonifácio, assinaram um protocolo para formalização do trabalho conjunto entre instituições. A iniciativa previa a implantação de oito novos projetos de integração social na cidade, bem como a continuidade de outros três já em andamento.