Daniel Nunes – Secom/PMU

A Secretaria Municipal de Cultura informa que o Arquivo Público estará fechado entre os dias 31 de julho e 11 de agosto, para a mudança de instalação. O espaço (que antes funcionava na rua Natal, 935, no bairro Brasil) passará receber o público na rua Ceará, n° 3105, no Custódio Pereira.
As atividades voltarão a ser realizadas no novo endereço a partir do dia 14 de agosto. O horário de funcionamento do espaço é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h15.

Espaço de documentação

O Arquivo Público foi criado no ano de 1986, com a finalidade de armazenar e preservar a documentação pública produzida pela Prefeitura e Câmara Municipal de Uberlândia. Além desta documentação, mantém sob sua custódia, importantes coleções constituídas por documentos iconográficos, cartográficos, manuscritos, jornais, fotografias e revistas sobre a cidade, provenientes de instituições ou de particulares.
Também como resultado de um projeto denominado ‘Depoimentos’, o Arquivo Público dispõe aos pesquisadores, entrevistas gravadas e transcritas, realizadas com pessoas de diversos segmentos da comunidade.
Todo este material constitui fonte inestimável de informações para o estudo da memória e história de Uberlândia. Uma Biblioteca de Apoio, com publicações e trabalhos científicos resultantes de pesquisas realizadas na instituição também faz parte do acervo. O espaço possui um laboratório de conservação e restauração para tratamento dos documentos.