Ascom: PMA

Os Secretários Municipais participaram, na tarde de hoje (20), na Câmara Municipal, de uma audiência pública de prestação de contas do governo referente ao primeiro quadrimestre de 2017.
A prestação de contas faz parte dos procedimentos legais, da Prefeitura Municipal, referentes aos recursos recebidos, onde os mesmos foram gastos e os percentuais aplicados. A audiência contou com a participação dos secretários municipais, dos vereadores Wesley Lucas (PPS), Dhiosney de Andrade (PTC), Paulo do Vale (PV) e Sebastião Vieira (PRP), e da população.
A Secretária de Administração, Thereza Christina Griep, reafirmou que o compromisso do Prefeito Marcos Coelho e do Vice-Prefeito Clayton Fernandes é de manter a transparência dos atos do governo em cumprimento às leis e às exigências dos órgãos de fiscalização. A audiência contou com a apresentação das contas da SAE, FAEC e Prefeitura, que foram realizadas pelos contadores e controladores do município e autarquias, tendo sido presidida pelo Superintendente da Controladoria, Alírio Gama Filho.
“Estamos cumprindo o que foi prometido quando assumimos a administração do município de Araguari. O dinheiro da prefeitura é do povo. O gestor tem que ter a responsabilidade de destinar o recurso para suprir as necessidades da população naquilo que é possível e, ao final, prestar contas de tudo”, destacou o Prefeito Marcos Coelho (PMDB).
A crise financeira enfrentada pelos municípios brasileiros tem comprometido a administração pública em muitos deles, mas, segundo Griep, mesmo com dificuldade, o município de Araguari ainda vive um momento de equilíbrio graças às decisões e medidas adotadas pelo prefeito: “Se o município não tiver como gestor um cidadão responsável, todos os demais cidadãos vão sofrer muito”.
O Vereador Dhiosney de Andrade destacou que o ponto alto da apresentação das contas públicas foi sobre a SAE – Superintendência de Água e Esgoto de Araguari. “A economia da SAE apresentada em relação à folha de pagamento foi de 10% neste mandato, comparando-se à gestão anterior. Também se demonstrou que a despesa foi menor em relação ao mesmo período da gestão anterior. Foi uma audiência muito tranquila e equilibrada, o que atesta ser essa uma boa gestão por parte do Governo Municipal”, frisou o Vereador.
O Prefeito Marcos Coelho fez questão de informar que, ao realizar a prestação de contas, a prefeitura cumpre a Lei de Responsabilidade Fiscal que obriga a apresentação dos relatórios da gestão. “É importante termos essa discussão com a sociedade e mostrarmos essa transparência”, finalizou.