Doze horas de programação intensa, com música, arte e uma pitada de nostalgia. É essa mistura de ingredientes que conferirá um sabor especial ao Fundinho Festival, evento que promete entrar para a história de Uberlândia. Nos dias 4 e 5 do próximo mês, a praça Clarimundo Carneiro (conhecida por abrigar o Coreto e o Museu Municipal) receberá shows com principais nomes do Jazz e do Blues nacional. A iniciativa tem o apoio da Prefeitura de Uberlândia e é ainda uma homenagem ao Fundinho, um dos mais antigos bairros da cidade.

Toninho Horta, Filó Machado e o Coltrane brasileiro

A programação completa com as cinco atrações do primeiro dia do evento acaba de ser divulgada. Além de três grupos de Uberlândia formados por músicos de referência, o festival conta com duas atrações de destaque. Uma delas é Nivaldo Ornelas, sumidade do Jazz no Brasil, também conhecido como o ‘John Coltrane brasileiro’, que se apresentará em Quarteto juntamente com Toninho Horta, grande nome do ‘Clube da Esquina’, fazendo um tributo ao Cool Jazz. A outra é Filó Machado, que tem mais de 50 anos de carreira e representa o Brasil em importantes festivais de Jazz do mundo todo e no evento tocará em Sexteto.
De acordo com o diretor de programação do evento, Marco Túlio Morais, isso é só o começo e o público pode esperar por muito mais. “Nos dois dias, teremos atrações que representam diversas vertentes do Jazz e do Blues, revezando-se em dois palcos distintos: um que será montado ao lado do Museu Municipal e outro que será no próprio coreto da praça”, revela.

Além de 12 horas de programação gratuita distribuída ao longo dos dias 4 e 5 de agosto, o Fundinho Festival contará com praça de alimentação, iluminação cênica para valorizar o patrimônio histórico e tudo o que um evento de alta qualidade precisa ter para oportunizar diversão de boa qualidade, gratuita e aberta para todos os públicos.
O Fundinho Festival é realizado pela Moinho Cultural com apoio da Secretaria de Cultura / Prefeitura de Uberlândia e patrocínio do grupo Algar por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Confira a programação completa de sexta-feira (4 de agosto)!

18h – Hamilton Faria Quarteto (Uberlândia)
19h – Fonograma Jazz Quarteto (Uberlândia)
20h – Filó Machado Sexteto (SP)
21h – Jack Will Trill convida Tim Fernandes e Naldo Luiz (Uberlândia)
22h – Nivaldo Ornelas Quarteto (RJ) convida Toninho Horta (BH) – Tributo ao Cool Jazz

Um pouco sobre cada atração:

Hamilton Faria Quarteto promete uma viagem rítmica através do Fusion Jazz ao mesclar ritmos brasileiros, latinos e americanos. Liderado pelo saxofonista, Hamilton Faria, que viveu 10 anos na Espanha e dois anos na Inglaterra tocando com grandes nomes como Paul Ewing e outros artistas de vários estilos musicais e nacionalidades, o Quarteto agrega ainda a experiência dos músicos: Daniel Amâncio (baixo), Rafael Camilo (teclado) e Leonor Júnior (bateria). No Brasil, Hamilton Faria também tem expressiva carreira, tendo sido integrante do grupo SPC, e ainda realizando performances e gravações com os lendários: Roberto Carlos, Gilberto Gil, Caetano Veloso, entre outros.
Fonograma Jazz Quarteto se ocupa da proposta de olhar sob um prismadiferente o repertório de canções do Jazz Clássico produzido entre os anos 30 e 60. Com o intuito de compartilhar, de forma leve, lúdica e sensível, a sonoridade desses clássicos com rastros deixados pelas canções que ocupam nossas memórias, os músicos que integram o Quarteto (JulianaPena – voz; Giodano Pagotti – guitarra; Gerson Broggini – baixo; Marcelo Moraes – percussão) brincam com o material temático e musical dos standards, trazendo, além das lembranças, referências ao repertório de outras linguagens musicais, como a Jovem Guarda, Bossa Nova, canções do pop ou música brega.
Filó Machado Sexteto é um dos grandes destaques da primeira noite do Fundinho Festival. Com mais de 50 anos de carreira como cantor, compositor, multi-instrumentista, arranjador e produtor, Filó Machado gravou 13 CDs, já tendo sido indicado aoGammy Latin Jazz. Realizou trabalhos com nomes, como: Michel Legrand, Jon Hendricks, Silvain Luc, Dory Caymmi, Gal Costa, Hermeto Paschoal, Djavan, entre inúmeros outros, apresentando-se em ao redor do mundo todo. Recentemente,recebeu