Informações e foto: Ascon/PMT

A Prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou a primeira Mostra Pedagógica da Educação Integral com o tema “Descobrindo o Brasil”. O evento foi realizado na Escola Estadual de Ensino Médio, localizada à Avenida Heródoto Ferreira Pontes, 137, no Bairro Tiradentes, a partir das 18 horas.
Segundo a secretaria, a Mostra Pedagógica teve por objetivo mostrar os trabalhos já desenvolvidos durante esse primeiro semestre letivo, demostrando assim o desempenho dos alunos em sala de aula, que foram adquiridos e aprimorados.
A Escola Municipal Maria Conceição Borges representou a Região Centro-oeste e Sudeste, trazendo um pouco do que foi trabalhado com os alunos neste primeiro semestre, destacando a culinária, artesanato, costumes, dança, dentre outros aspectos. A Escola Municipal Francisco Lourenço Borges representou a região Sul, trazendo as danças típicas, culinárias e vários aspectos culturais da região.
A Escola Municipal Francisco Ferreira Borges Sobrinho representou a região Nordeste do Brasil, trazendo as tradições e os aspectos regionais. Já a Escola Municipal São Tarcísio trouxe a representatividade da região Norte do nosso país.
Durante a sua fala, a secretária de educação, Sra Priscilla Andrade Faria Cabral, destacou a importância de projetos como este, além de agradecer o apoio incondicional do prefeito, senhor Tenente Carlos e do vice, Dr. Lauro Junior, que não mediram esforços para a implantação da Escola de Tempo Integral no município, considerada um meio em nossa sociedade para uma educação de qualidade. Ao final, expressou a sua gratidão a todos os educadores, pelo empenho e dedicação durante o semestre.
Ao longo do evento, todos os professores da Educação Integral foram agraciados com um certificado de “Honra ao mérito” pelo brilhante trabalho que vêm desenvolvendo com esses alunos. Esta é mais uma forma de incentivar os professores a buscar em práticas inovadoras para alcançar resultados satisfatórios em relação à educação de tempo integral. Os presentes também puderam assistir a mais uma belíssima apresentação do coral “Sons & Canções”, que engradeceu mais ainda o evento.
“Acredito que, com a união, poderemos chegar a um único objetivo de melhorar nossa qualidade de vida e do ensino para todos nossos alunos. Estamos empenhados todos os dias para buscar recursos e melhorias para a educação municipal. Esse evento foi prova de uma verdadeira organização e de uma verdadeira luta de todos nossos servidores municipais da educação que trouxeram um pouco do Brasil, através de nossos alunos que apresentaram danças, comidas, textos, teatro, entre outros aspectos regionais”, afirma o prefeito Tenente Carlos.
Estiveram presentes os secretários de esportes, Lucas Prudente, de cultura, Maria Rezende, o coordenador do tempo integral, Alessandro Ferreira, a supervisora geral do ensino regular e educação integral, Odete Segatel, o vereador Prof. Ivo Fonseca, coordenadores e servidores dos CEMEIs, servidores da secretaria municipal de educação, diretores, vice-diretores, supervisores, orientadores, pais e alunos das unidades de ensino municipal.