Texto e foto: Ascom/PMA

O descarte de pneus é um dos maiores problemas enfrentados pelas cidades brasileiras. O descarte inadequado aumenta o risco da proliferação do mosquito da dengue. Em 2016, a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip) mostrou que mais de 280 mil toneladas de pneus foram levadas para a reciclagem. Essa é a mesma destinação que a Prefeitura de Araguari dá aos resíduos encaminhados ao Ecoponto de Pneus, localizado na estrada vicinal que dá acesso à região da Ponte Preta.
Sempre que chega próximo a 3000 mil unidades, empresas especializadas buscam dar destinação ambientalmente adequada ao resíduo. Assim, aciona-separa o recolhimento e o reaproveitamento de pneus, que podem ser transformados em combustível para a indústria de cimento, fabricação de asfalto-borracha, tapetes, pisos para quadras poliesportivas, solas de calçados e dutos de águas pluviais, em atendimento ao que determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que propôs a logística reversa.
“Com o crescimento da frota de veículos do Brasil, aumenta também o descarte de pneus inutilizados. Quando jogadade forma descuidada, a borracha do pneu leva anos para se decompor, polui o meio ambiente e ajuda na proliferação do mosquito transmissor da dengue, Zika e Chikungunya. Por isso, é extremamente importante que a população esteja consciente e nos ajude nesta causa. O melhor caminho é a reciclagem”, ressaltou Luiz Cláudio Pereira Costa – Assessor da Secretaria de Meio Ambiente.