Foto: Valter de Paula – Secom/PMU

A Prefeitura de Uberlândia e a Companhia de Administração de Terminais Urbanos e Centros Comerciais (Comtec), empresa que administra os terminais de ônibus da cidade, lançaram, na manhã desta terça-feira (18), a ‘Terminal do Bem’. A campanha educativa é uma das ações que foram elaboradas para conscientizar os usuários e servidores do transporte público sobre questões relativas à segurança. O lançamento ocorreu no Centro Administrativo Municipal com a participação do prefeito Odelmo Leão, do vice-prefeito e secretário municipal de Trânsito e Transportes (Settran), Paulo Sérgio Ferreira e do diretor da Comtec, José Inácio Pereira, além de outras autoridades.
Realizada pela Comtec com apoio do Executivo, a campanha consiste na exposição de uma série de materiais gráficos contendo regras viárias e dicas de seguranças. Tratam-se de painéis, faixas e totens que serão afixados nos cinco terminais existentes no município e também nos veículos que operam no sistema. Além disso, adesivos, bottons, folders e brindes também serão distribuídos à população. Todo o material educativo tem caráter lúdico e é de fácil entendimento, com mensagens passadas por personagens de desenho animado que integram a ‘Turma do Busão’. A ação já entrou em vigor nas plataformas nesta terça-feira (18).

Parceria

Durante o lançamento da campanha, o prefeito Odelmo Leão aproveitou para reforçar a importância do trabalho conjunto entre prefeitura e a empresa administradora do terminal em busca da melhoria do serviço prestado. “A parceria é a chave de tudo, é essencial para que haja mudança. É necessário que todas as pessoas, tanto usuários quanto profissionais que atuam direta ou indiretamente no transporte público de Uberlândia, estejam cientes da necessidade da mudança de hábitos. Tudo para que o comportamento nas ruas, terminais e nos ônibus seja cada dia mais consciente e responsável para garantir segurança a todos”, apontou.
O chefe do executivo também explicou que o poder público municipal tem trabalhado, desde o início do ano, para reconstruir diversos setores e que o transporte público é uma destas prioridades. “Só com ações planejadas como esta é que vamos atingir um transporte público respeitoso, que receba bem o seu usuário, com implementação de novos terminais e acessos”, reforçou o prefeito.

Objetivos

Seis objetivos principais foram estabelecidos para a ação com os materiais. São elas: a conscientização sobre a necessidade de mudança de atitudes inseguras e vulneráveis na utilização do espaço comum; a exposição de uma nova abordagem para regras e comportamentos conscientes e responsáveis; a mitigação de riscos conhecidos nos embarques e desembarques; a promoção da integração entre todos os envolvidos; a sensibilização de todos sobre o sentimento de pertencimento no uso do espaço comum; e a reflexão sobre a responsabilidade de todos na interferência sobre a rotina e na forma de utilização dos espaços.

Planejamento de ações

O secretário de trânsito e transportes de Uberlândia, Paulo Sérgio Ferreira, destacou que o lançamento da campanha educativa é a concretização de mais uma etapa de um rol de ações que foram delineadas pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) em junho deste ano para melhor a segurança do usuário dentro do sistema de transporte público. “O esforço tem sido permanente em busca do desenvolvimento do transporte coletivo. Nós fizemos uma comissão para planejar ações e atitudes em busca da proteção do usuário, que vão desde o reforço da infraestrutura quanto à conscientização das pessoas”, disse.
Outra frente dentro desse trabalho da Settran é a realização de treinamentos específicos aos motoristas, cobradores e fiscais de transportes. Capacitações em que serão reforçadas as condutas que devem ser adotadas pelos profissionais na operação do transporte público, tanto dentro dos terminais quanto nas ruas. Entre as diretrizes, estão questões como a colocação do veículo em trânsito somente quando as portas estiverem fechadas, a liberação primeiro do desembarque antes do embarque aos usuários nas paradas e o respeito à velocidade máxima permitida dentro dos terminais, por exemplo.

Estrutura

O diretor-superintendente da Comtec, José Inácio Pereira, salienta que os terminais uberlandenses possuem uma estrutura de segurança reconhecida em todo o país. Ele lembra, contudo, que o bom funcionamento do serviço é garantido com a participação dos usuários. “É preciso de um conjunto de fatores, que passam diretamente pela contribuição de quem utiliza o transporte coletivo em Uberlândia. Temos feito a nossa parte, investindo na campanha educativa, na contratação de engenheiros técnicos em segurança e promovendo a capacitação integral de nossos colaboradores”, frisou o diretor.
Vamos fazer um trânsito melhor!

Confira algumas dicas da Turma do Busão:

Embarque: fique atrás da faixa amarela; forme filas; aguarde o desembarque dos passageiros; nunca embarque com o veículo em movimento.
Desembarque: espere a parada total do veículo; não obstrua escadas e portas; dê sempre a preferência; aguarde com calma a sua vez; cuidado com os degraus.
Seja gentil: dê preferência a idosos, gestantes, pessoas com crianças de colo e pessoas com deficiência; ceda lugar nos bancos das plataformas para quem precisa; deixe o piso tátil livre em todo o terminal; respeite os fiscais.
Fazer certo é o caminho: não suje ou rabisque; não alimente animais que circulam pelos terminais; não faça vendas ambulantes; não circule em locais proibidos; não fume nos terminais; jogue o lixo no lugar certo; tenha cuidado com seus objetos de valor.