Créditos: Valter de Paula / Secom-PMU

O recesso escolar começou nesta semana permitindo a execução de maiores serviços de manutenção nas unidades municipais de ensino. Como as aulas só retornarão no dia 2 de agosto, a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Empresa Municipal de Apoio e Manutenção (Emam) estão realizando neste mês de julho uma série intervenções, além das que já são executadas permanentemente durante o ano. Ao utilizar este período para os trabalhos, o calendário letivo não é prejudicado e quando as aulas retornarem os alunos encontrarão escolas ainda mais bem cuidadas.

Trabalho programado

De acordo com a secretária de Educação, Célia Tavares, no início do ano foram feitas análises da situação da estrutura física da rede municipal de ensino. Os serviços mais complexos foram programados para o mês de julho, durante o recesso. Desta forma, o processo de ensino e de aprendizagem não será comprometido. “Se fizéssemos alguns reparos durante as aulas, talvez prejudicaríamos o cumprimento da conteúdo trabalhado”, disse.
Em algumas unidades os serviços já terminaram e as mudanças permitiram ganhos pra todos. Na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) do Conjunto Santa Luzia, no bairro Santa Luzia, a troca da porta de uma sala de aula permitiu um acesso independente. Antes, para se chegar à sala era preciso percorrer a secretaria, prejudicando alunos, professores e servidores administrativos. Outro ajuste foi feito na cozinha, que recebeu mais uma janela e revestimento de azulejo nos armários de gêneros alimentícios. Serviços de pintura também foram realizados em todo o prédio, inclusive no chão do pátio. “Contamos ainda com a parceria da comunidade na revitalização da horta e do jardim. Ficou tudo muito mais bonito”, disse a diretora da Emei, Adriana Mariano Junqueira.
Em outra escola, na Professor Otávio Batista Coelho Filho, no bairro Brasil, todas as 19 salas de aula da escola receberam pintura. Segundo a vice-diretora da unidade, Mariselena de Araújo, algumas paredes estavam bastante danificadas. “Atendemos mais de 800 alunos nos turnos manhã e tarde e agora poderemos recebê-los em um ambiente mais aconchegante”, afirmou.
Trabalhando de forma ampla, a SME e a Emam também estão atendendo distritos e zona rural. Em Tapuirama, as redes elétrica e hidráulica da escola Sebastião Rangel passaram por reparos. Já na fazenda São José, 15 novas portas foram instaladas nos banheiros da escola Professora Maria Regina Arantes Lemes.