Exemplo de boas práticas, Uberlândia é visitada por outras prefeituras, organizações e instituições interessadas em replicar programas, projetos e iniciativas desenvolvidos neste Município. Recentemente a Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Distritos recebeu uma Comissão de Paraopeba (MG), localizada a cerca de 550 km de distância de Uberlândia. A equipe, que era de técnicos e secretários de Administração e de Agropecuária, tinha a intenção de conhecer os processos do serviço de inspeção praticados em Uberlândia por meio do Selo de Inspeção Municipal (SIM), utilizado para certificar produtos de origem animal.
De acordo com Walkíria Naves, secretária de Agropecuária, Abastecimento e Distritos de Uberlândia, a comitiva manifestou interesse de implantar os procedimentos de acordo com os que já são realizados aqui. “Essa intenção confirma que Uberlândia é modelo para outras cidades. Vamos apresentamos a eles a legislação municipal, o funcionamento do selo e esperamos ter uma troca de experiências muito interessante”, afirmou.
Todo produto de origem animal comercializado em Uberlândia deve conter o Selo de Inspeção Municipal (SIM), a chancela específica do Estado de Minas Gerais ou o carimbo de certificação nacional. “O SIM é a garantia para os consumidores de que aquele item foi feito e embalado dentro das condições sanitárias exigidas, o que proporciona mais segurança alimentar”, ressaltou a secretária.
A compra ou venda fora desses padrões acarreta apreensão de produto, descarte e ainda pode gerar multa ao comerciante. Novos empreendimentos que pretendem trabalhar com produtos de origem animal ou mesmo empresários que querem se regularizar devem procurar a diretoria de inspeção municipal, que fica na avenida das Gameleiras, 10, no bairro Planalto.