As fotos e pinturas feitas pelas crianças no passeio vão virar livro e exposição de arte

Numa tarde de quinta-feira alguns pacientes infantojuvenis do Hospital do Câncer de Uberlândia realizaram uma expedição pelas margens do Rio Uberabinha, no Clube Caça e Pesca. Durante o passeio, além de conhecer mais sobre o rio, eles aprenderam técnicas de fotografia e como usar uma câmera profissional. Também pintaram telas ao ar livre.
As atividades foram parte do projeto Alegrarte que recebe incentivo do Guaraná Mineiro por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. A intenção é que as crianças criem e desenvolvam a consciência ambiental e aprimorem suas expressões artísticas por meio das fotos e pinturas, atividades que são desenvolvidas nas oficinas do Apoio Pedagógico Artístico e Cultural do Grupo Luta Pela Vida que acontece no Hospital do Câncer.
Estão programadas mais duas visitas pelas margens do Rio Uberabinha, uma no dia 20, na Cachoeira do Sucupira, e 25, no Parque Linear. Após as visitas, a ideia é que diversos públicos possam conhecer arte dos pacientes infantojuvenis e de seus acompanhantes. “As expedições vão gerar dois produtos finais. Um é a edição de um livro de artes com as imagens feitas pelos pacientes, que terá uma tiragem de 500 unidades e distribuídas entre os participantes e nas escolas públicas de Uberlândia. A outra é uma exposição das imagens em alguns lugares da cidade. A previsão é de que o livro seja lançado e a exposição aconteça em novembro”, enfatiza Leonardo Almeida, coordenador do Apoio Pedagógico, Artístico e Cultural.

O Projeto Alegrarte

Além de promover as atividades às margens do Rio Uberabinha, o principal objetivo do Projeto Alegrarte, que recebe o incentivo do Guaraná Mineiro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, é a manutenção do Espaço do Apoio Pedagógico, Artístico e Cultural. Além das oficinas de fotografia e pintura, são realizadas dentro do Hospital junto com os pacientes e acompanhantes oficinas de artesanato, materiais recicláveis, oficina cultural, dança circular e a manutenção da Brinquedoteca Brincar é Viver. (Informações:Serifa Comunicação)