Foto: Hismênia Keller/SecomPmu

Na busca de novas estratégias e para continuar com o acolhimento de qualidade e permanente à população na atenção primária, as assistentes sociais da Secretaria Municipal de Saúde participaram de uma capacitação nesta quarta-feira (5). As profissionais discutiram o fluxo de atendimento das gestantes na atenção primária, o acompanhamento da mãe e da criança, bem como os casos de sífilis registrados em gestantes no Brasil.
A iniciativa, segundo a coordenadora da Rede de atenção à Saúde da Mulher, Bárbara Cunha, busca alinhar as estratégias e diretrizes para que o trabalho seja ainda mais padronizado em toda a rede. “O serviço social é peça fundamental para a população que utiliza as unidades de saúde. As assistentes são um instrumento forte de orientação e acolhimento. E para que a gente tenha êxito no controle adequado e em estratégias de prevenção, adotamos esse encontro para alinharmos todas as nossas ações”, explicou a coordenadora.
A assistente Social da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Guarani, Reilla Cássia Marques, aprova a ideia e acredita que ações como estas são bem-vindas para que o atendimento, acolhimento e estratégias adotadas sejam bem executadas, afim de garantir um trabalho de ainda mais qualidade à população. “É muito importante para nós essa capacitação porque atualiza o conhecimento, traz novas informações e reforça a importância de trabalhar o preventivo com os moradores atendidos pela rede municipal”, disse.