Na edição da Fenearte no ano passado, os artesãos do estado conseguiram faturamento próximo de R$ 600 mil. Para 2017 a expectativa é a de chegar a R$ 800 mil

Com tradição e diversidade no artesanato, Minas Gerais entra como um dos destaques da 18ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que ocorre no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, até o dia 16 de julho (domingo). A participação dos artesãos mineiros na maior feira do gênero na América Latina se dá com o apoio do Governo de Minas Gerais, por meio do Núcleo de Artesanato da Secretaria de Estado Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif) e do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene). Como parceiro do Estado, também está o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Brasileiras (Sebrae-MG).
De acordo com o coordenador do Núcleo de Artesanato mineiro, Thiago Thomaz, a Fenearte deste ano tem uma área total de 30 mil metros quadrados, com mais de 800 espaços para exposição. Todas as seções ficam abertas por 11 dias, com uma média diária de 12 horas de funcionamento.
Os mineiros compõem o grupo de 500 artesãos alocados em três espaços diferentes, numa área total aproximada de 200 metros quadrados, onde estão também as peças e produtos para apresentação aos visitantes.
No evento, em Pernambuco, Minas Gerais estará representada por meio de trabalhos reconhecidos nacionalmente, feitos a partir do barro (cerâmica), tecelagem, madeira, esculturas sacras, fibras naturais, móveis produzidos com madeira de demolição, entre outros.