O Projeto é realizado em parceria com a UFU, desenvolve raciocínio lógico e outras habilidades
Fotos: Cleiton Borges/SecomPMU

Melhorar o raciocínio lógico e desenvolver habilidades de memorização. Esses são os principais objetivos do Cubo Mágico, um quebra cabeça tridimensional. E uma parceria entre a Prefeitura de Uberlândia e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) está levando esse conhecimento aos alunos das escolas municipais. O projeto, que teve início em junho, ensina aos estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, várias técnicas para resolver o Cubo Mágico.
Três escolas estão recebendo as aulas neste primeiro momento. No segundo semestre deste ano, outras quatro serão contempladas pelo projeto. No próximo ano, há previsão de ampliar o número de escolas beneficiadas. Em algumas unidades, o programa é desenvolvido dentro da disciplina de matemática. Em outras, as aulas são realizadas no contra turno.
O responsável pelo projeto é o professor do Instituto de Matemática da UFU, cubista e campeão brasileiro 2017 em duas modalidades de Cubo Mágico, Alexandre Henrique Afonso Campos. Segundo ele, a meta inicial era de que os alunos estivessem resolvendo o cubo na oitava aula. Mas as crianças já começaram a montar o quebra-cabeça sozinhos a partir do quarto dia de orientação.
“As técnicas utilizadas para resolver o cubo também proporcionam outras vantagens e benefícios aos alunos. O brinquedo estimula a visão espacial, aumenta a instrução de sequências e regras que remetem aos algoritmos, melhora muito o raciocínio lógico e a memorização, além de aguçar a curiosidade e a vontade de resolver qualquer problema”, afirma Alexandre Campos.