O Grupo Luta Pela Vida realiza o 1º Simpósio Doa a Dor – Corpo e Mente, no dia 8 de julho, das 8h às 18h. Originado do projeto Doa a Dor, promovido toda semana no Hospital, o Simpósio tem como principal objetivo debater e difundir as formas alternativas de lidar com a dor física, psíquica, moral e espiritual. O evento será realizado no anfiteatro do bloco 8C no campus Umuarama da UFU.
O simpósio terá sete palestras seguidas de debates abordando os mais diversos temas relacionados à dor, depressão, meditação e como encontrar caminhos para superação das dificuldades. Durante a programação, os palestrantes vão demonstrar a importância da fé para a saúde, fornecer subsídios para a superação da dor, explicar como administrar a depressão e as perdas e estabelecer relação entre o corpo, mente e dor. A intenção também é debater os tipos de dor e suas consequências e divulgar as tendências e novidades no tratamento da dor.
Entre os temas abordados, o público poderá conferir a palestra “Depressão e perdas”, que será ministrado pela psicóloga e voluntária do Grupo Luta Pela Vida, Valda Barreiro. “Vamos falar das principais causas da depressão. Desmistificar que não é preguiça, que é algo que a pessoa vai deixando para depois e não toma providências. É muito importante desmistificar isso e conscientizar que depressão é uma doença e sobre o que pode ser feito”, afirma Valda Barreiro.
Também será abordada a perda como uma das possíveis causas da depressão. “Quando se tem uma doença com esse estigma de ser incurável, como o câncer, isso gera muitas emoções negativas, principalmente o medo. E isso vai gerar sofrimento e até mesmo a dor física. Então, vamos falar de como lidar com essas emoções e com a perda”, destaca. Os interessados deve realizar a inscrição pelo: bit.ly/simposiodoaador
Informações e texto: Serifa Comunicação