Foto: Ascom/PMA

Na manhã desta última terça-feira, 4, aconteceu no auditório da Policlínica Dr. Oabi Gebrim, o primeiro encontro da Rede de Proteção Psicossocial (RAPS) e da Rede Intersetorial.
O evento foi promovido pela Prefeitura, através da Secretaria do Trabalho e Ação Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, e contou com as palestrantes Maria Lúcia dos Reis, que atua na Superintendência Regional de Saúde, e Elaine Bordini, Coordenadora do “Consultório na Rua”, ambas psicólogas sob a responsabilidade da Prefeitura de Uberlândia.
O “Cuidar da Saúde Mental” e “Situação de Rua” foram os temas do evento, que teve como objetivo discutir as políticas públicas que beneficiem a população em situação de rua no que se refere à saúde.
Conforme definição da Secretaria Nacional de Assistência Social, a população em situação de rua se caracteriza por ser um grupo populacional heterogêneo, composto por pessoas com diferentes realidades, mas que têm em comum a condição de pobreza absoluta, vínculos interrompidos ou fragilizados e falta de habitação convencional regular, sendo compelidas a utilizar a rua como espaço de moradia e sustento, por caráter temporário ou de forma permanente.
“Estes são alguns dos fatores que levam as pessoas a morarem nas ruas; a partir disso, muitas são afetadas por desordens mentais e comportamentais. Por isso, estamos começando um trabalho para ajudar aqueles que estão nesta situação, ” justificou a secretária de Ação Social, Eunice Mendes.
Na oportunidade, foram esclarecidas dúvidas e maneiras de elaboração das possíveis estratégias que poderão ser executadas pelo poder público com a participação da sociedade, uma ação conjunta que fortalecerá as ações para o cidadão araguarino que esteja vivendo a situação de rua.
“O momento foi um pontapé inicial que abriu horizontes para a elaboração do Plano de Ação que deverá ser executado através de um trabalho em rede com as várias instituições que tenham responsabilidade em cuidar dessas pessoas do nosso município”, destacou o Secretário de Saúde, João Batista Arantes da Silva.
Sobre a parceria, o Prefeito de Araguari, Marcos Coelho (PMDB), ressaltou a importância de viabilizar ações para a realização de projetos em prol das pessoas em situação de risco.
“Apoiamos ações como esta, pois a gestão pública precisa estar ao lado de instituições e dos cidadãos que possuem os mesmos objetivos. Por meio do trabalho conjunto, poderemos ajudar de forma integral, ” finalizou Marcos Coelho.