Foto: Valter de Paula/SecomPMU

O prefeito Odelmo Leão recebeu, na tarde desta terça-feira (4), a visita da consultora da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Sumayra Olivera para conhecer o programa ID Jovem, da Secretaria Nacional de Juventude. A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), Iracema Barbosa, também participou do encontro. Na ocasião, foram iniciadas as conversas para lançar o programa, que beneficia jovens de 15 a 29 anos, em Uberlândia.

Benefícios

Criada pelo decreto 8.537/2015, o ID Jovem (ou a Identidade Jovem) é um cartão virtual (que pode ser obtido por um aplicativo de smartphones ou pelo site oficial) emitido pelo governo federal que comprova a condição de baixa renda familiar (até dois salário mínimos por mês) para acesso a dois benefícios estabelecidos pelo
Estatuto da Juventude.
O primeiro deles é a meia entrada para ingressos de artísticos-culturais, esportivos, de lazer e entretenimento. O segundo benefício trata-se da reserva de duas vagas gratuitas e duas vagas com desconto de no mínimo 50% (no caso de as vagas gratuitas estarem esgotadas) em ônibus do sistema de transporte coletivo interestadual.
Ao conhecer a novidade, o prefeito Odelmo Leão determinou que os preparativos para cooperação sejam iniciados e que o programa seja devidamente implantado, divulgado e comece a favorecer a população local. “É um projeto importante que irá beneficiar positivamente a qualidade de vida de muitos jovens”, disse.
Pelo menos 24 mil jovens uberlandenses se enquadram nos critérios de beneficiários instituídos pelo ID Jovem, segundo Sumayra Oliveira. O recorte, explica ela, pode ser levantando devido aos dados disponíveis do Cadastro Único para Programas Sociais (Cadúnico) do governo federal.