Informações e foto: Ascom/PMA

A Estação Elevatória de Esgoto da Mata do Desamparo, que capta todo o esgoto dos Bairros Brasília, Santa Helena e adjacências para o setor da ETE – Estação de Tratamento de Esgoto Central, vem sofrendo, há anos, problemas nas bombas. Vazamentos da rede de água caíam na mina d’água, percorrendo o esgoto toda a vizinhança ao fundo da Mata do Desamparo, originando também entupimentos e muita dor de cabeça aos proprietários de terras da região.
No início dessa gestão, os proprietários das chácaras vizinhas procuraram a administração pública, apresentando o problema e reclamando do esgoto, cujas bombas, antigas e velhas, não mais suportavam a pressão e transbordavam todo o esgoto no leito do córrego.
Os reservatórios, que apresentavam acúmulo de areia ao fundo, estão no momento em fase final de limpeza. Além da limpeza, foram feitos consertos e troca das bombas hidráulicas. “Os serviços realizados foram: elevação do muro para que a água de enchente não caia para dentro; troca das bombas; manutenção e consertos necessários, totalizando em torno de R$ 100.000,00 de investimentos próprios”, informou o Superintendente da SAE, André Fabiano dos Reis.
O Prefeito Municipal determinou que fosse feito tudo para resolver essa situação que vinha se arrastando desde a gestão passada: “Sabemos que a água é um bem que deve ser utilizado de forma sustentável, e saber que araguarinos não podiam usufruir da água em suas propriedades, nem que o gado podia beber da água da região da Mata do Desamparo, e não fazer nada, é inconcebível. Por isso, determinamos que fosse feito o investimento necessário para a resolução deste problema”, esclareceu Marcos Coelho (PMDB).
Os funcionários da SAE, juntamente com a prestadora de serviço que fez a limpeza dos poços, começaram o trabalho a menos de 20 dias e deverão em breve encerrar as obras. “Acreditamos que nos próximos 10/15 anos não haja mais problemas nesse sentido para a cidade”, encerrou Dr. André Reis.