Cerca de 160 servidores municipais e representantes da sociedade civil participaram segunda-feira (3), da primeira etapa do curso sobre parcerias público-privadas (PPPs) promovido pela Escola de Governo da Secretaria Municipal de Gestão Estratégica de Uberlândia. A capacitação, que ocorreu no auditório Cícero Diniz do Centro Administrativo Municipal, contou com a explanação de abertura do secretario municipal de Gestão Estratégica, Raphael Leles, e com a palestra de outros cinco convidados.
O primeiro convidado a falar foi o deputado estadual e mestre em Direito Público Arnaldo Silva. O parlamentar abordou os aspectos jurídicos que permeiam as parcerias entre o poder público e os entes privados. Logo após, houve a apresentação do engenheiro civil e gerente da Caixa, Conrado Giovani Vilela. O profissional explicou o serviço de assistência técnica e assessoramento oferecido pela instituição em PPPs.
Na sequência, palestrou o professor e advogado Mário Ferreira, um especialista em Auditoria Pública que já foi inspetor regional e assessor de auditor do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO). “Essa capacitação é fundamental para os servidores e gestores. Hoje, o poder público encontra um cenário complexo quando se trata da capacidade de captar recursos para infraestrutura. Por isso, é importante conhecer os trâmites e especificidades da opção que são as parcerias público-privadas”, disse.
Por fim, palestraram o professor e advogado José Carlos Baroni, que atuou como membro e presidente de Comissões Permanentes de Licitações por mais de 25 anos, e o economista Leonardo Ferreira, proprietário de uma empresa de assessoria com expertise em projetos com o poder público.
Segunda parte
Hoje (4), será realizada a segunda etapa do curso sobre parcerias público-privadas (PPPs). O treinamento, que também ocorrerá à tarde, no auditório Cícero Diniz, será exclusivamente dedicado aos servidores da Prefeitura de Uberlândia. Os professores e advogados Mário Ferreira e José Carlos Baroni voltarão a palestrar.