Ações e serviços da nova etapa dos Fóruns Regionais de Governo chegam ao Território Noroeste
População, movimentos sociais, lideranças do agronegócio, produtores rurais, empreendedores, vereadores e prefeitos dos 30 municípios participarão do evento em João Pinheiro
A extensa programação da nova fase dos Fóruns Regionais de Governo chega, nesta quinta-feira (6/7), ao Território Noroeste, formado pelos microterritórios de João Pinheiro, Unaí e Patos de Minas. A sede do evento será João Pinheiro, com previsão da transferência simbólica do gabinete do governador Fernando Pimentel para cidade e agendas com prefeitos, vereadores e a sociedade civil.
As atividades serão realizadas na Escola Estadual Quintino Vargas, bairro Esplanada, de 8h às 17h. Estão convidados para o evento a população em geral, empreendedores, lideranças do agronegócio, agricultores familiares, movimentos sociais, vereadores e os prefeitos dos 30 municípios do território.
O espaço da escola Quintino Vargas vai abrigar estandes com cerca de 150 ações de mais de 40 órgãos do Governo do Estado, que vão prestar contas à população das políticas públicas executadas, esclarecer dúvidas e disponibilizar serviços aos cidadãos.
Também serão realizados debates, oficinas, palestras, feiras da agricultura familiar e dos empreendedores da economia popular solidária.
A nova etapa dos Fóruns Regionais tem levado para os territórios um tema de interesse dos municípios: o acerto de contas entre Minas e a União, com a participação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O assunto se refere às perdas de Minas Gerais com a Lei Kandir, que desonerou do ICMS os produtos exportados pelos estados.
Estima-se que Minas Gerais deixou de arrecadar cerca de R$ 135 bilhões. Desse montante, os municípios teriam direito a aproximadamente R$ 33 bilhões, ou seja, 25% do total.