A prova de redação do 13º Concurso Literário Estudantil foi aplicada nesta terça-feira (4) para mais de 1.200 estudantes de Uberlândia. Participam estudantes de 30 escolas, sendo 18 municipais, sete estaduais e cinco particulares. Os textos produzidos tiveram como tema ‘Patriotismo – Orgulho de ser brasileiro’. O Concurso é promovido pelo 36º Batalhão de Infantaria Motorizado (Bimtz) e Instituto de Artes, Cultura e Ciências do Triângulo (IAT), com apoio da Prefeitura de Uberlândia.
Participam da disputa alunos e professores do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e de todo o ensino médio, tanto de escolas públicas, quanto de particulares de Uberlândia. A competição foi organizada em sete linhas temáticas, em que o grau de dificuldade dos textos aumentou de acordo com o ano escolar. Como prêmio, quem ficar em primeiro lugar receberá uma viagem cultural à Escola Preparatória de Cadetes do Exército (em Campinas-SP) e à Academia Militar das Agulhas Negras (em Resende-RJ). Também será publicado um livro com o título ‘Patriotismo’ com as três melhores dissertações de cada ano de ensino e os autores das produções receberão 10 exemplares da obra.
“No ano passado tivemos 80 inscritos e neste ano saltamos para mais de 1.800. Isto é resultado das parcerias firmadas”, disse o tenente coronel Marcos Vinícius Gomes, comandante do 36º Bimtz.
Para a secretária de Educação, Célia Tavares, o Concurso é um reforço para o processo de ensino e de aprendizagem. “Também é um incentivo para que os alunos produzam mais textos”, disse.