Créditos de foto: Araípedes Luz – Secom/PMU

Estímulo sensorial e uso de outras dinâmicas para o processo de alfabetização são temas da Semana Pedagógica
Atividades continuam até sexta-feira (7) no Cemepe
A Semana Pedagógica teve início nesta segunda-feira (3) e para a professora Marisa Aparecida Magalhães, a experiência foi inédita. Durante o workshop ‘Vivência – Percebendo o ambiente’, ela percorreu – com os olhos vendados – oCentro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe), local onde acontece o evento promovido pela Secretaria de Educação. A ação serviu para mostrar aos videntes (aqueles que podem enxergar) como o mundo é percebido por pessoas com deficiência visual.
“Trabalhamos com crianças que possuem pouca visão ou não conseguem ver nada. Então acredito que a atividade foi válida para saber o que elas sentem e como percebem as coisas. Isto servirá para melhorar meus trabalhos voltados a esses alunos”, disse a educadora Marisa Magalhães.
Para a caminhada pelo Cemepe, a equipe organizadora do workshop definiu um percursso por corredores e rampas e usou guias que não conversavam com os participantes. Mesas foram colocadas pelo caminho e os professores tiveram que parar em cada uma delas para saborear, cheirar ou sentir diversos alimentos sem saber do que se tratava. Frutas, pó de café, açúcar, chocolate e pipoca foram usados para provocar diservas sensações. Durante a dinâmica também foram usados instrumentos musicais para testes de concentração.
“A ideia era que os participantes percebessem o mundo de forma diferente. Quando recebemos os alunos com deficiência visual, temos que entender suas vivências e facilitar o máximo possível o dia a dia deles”, disse a idealizadora da dinâmica, Marilaine Oro Mayer.

Importância dos jogos na alfabetização

Simultaneamente, em outra sala do Cemepe, um grupo de educadores participou do whokshop ‘A importância dos jogos no processo de alfabetização nas séries iniciais’. Um dos assuntos debatidos foi as ideologias que cada pessoa possui. “Mesmo ainda crianças, os alunos já tem visão de mundo e, muitas vezes, nos esquecemos disso. Precisamos entender os caminhos trilhados por eles rumo à alfabetização”, disse a professora Maria Cristina de Oliveira.

Cinquenta atividades em uma semana

A semana promovida pela Secretaria Municipal de Educação no Cemepe oferecerá gratuitamente 50 atividades até sexta-feira (7). Serão workshops e palestras sobre temas variados, como mídias sociais aplicadas à educação, ciências para crianças e importância dos jogos na alfabetização. Podem participar todos os servidores das redes municipal, estadual e particular de ensino e estudantes de cursos na área de Educação.
“A iniciativa é inédita e faz parte da formação continuada oferecida para dinamizar e melhorar ainda mais o ensino nas escolas e o currículo dos profissionais. A realização reflete a nova metodologia de trabalho assumida pelo Cemepe, com cursos mais atualizados, abrangentes e diversificados”, disse a assessora pedagógica da SME, Rosana Torquete.

Como participar

Quem quiser, ainda pode participar. É só comparecer no Cemepe, que fica na avenida Professor José Inácio de Souza, 1.958, bairro Brasil, e fazer sua inscrição.