A Secretaria de Meio Ambiente de Uberlândia e parceiros definem ações de prevenção e fiscalização a queimadas
Órgãos realizarão ações educativas na área rural e urbana e se reuniu segunda-feira (3) com os oito parceiros no combate a focos de incêndio em Uberlândia para alinhar atuações de prevenção e fiscalização. As nove instituições montaram um cronograma para ações educativas da força tarefa nos meses de julho e agosto e outras ainda devem integrar a lista. Amanhã (4), representantes dos órgãos envolvidos vão realizar uma palestra educativa na Capela dos Martins, localizada na Rodovia Neuza Rezende, saída para os distritos de Cruzeiro dos Peixotos e Martinésia.
Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico e o Corpo de Bombeiros levantaram uma lista de áreas com reincidência de queimadas entre 2016 e 2017. Diante dos 23 lotes vagos reincidentes neste período, a secretaria vai notificar os proprietários. É necessário que os donos se adequem às normas da Prefeitura de Uberlândia e fiquem atentos.

Estatísticas

Conforme registros do Corpo de Bombeiros, em todo ano de 2016 foram atendidos 468 focos de incêndio em Uberlândia. Desses, 44% foram em lotes vagos no perímetro urbano. Em 2017, já foram registradas 108 queimadas de vegetação em toda cidade (áreas urbanas e rurais), das quais 58% foram em lotes. O bairro Tibery tem o maior número de registros de focos de incêndio.
O trimestre de julho a setembro é o período de maior preocupação, por ser mais seco e não ter precipitação de chuvas. Em 2016, o Corpo de Bombeiros atendeu 205 focos de incêndio de julho a setembro. A intenção da força-tarefa que envolve nove órgãos públicos ambientais é prevenir as queimadas principalmente neste período mais crítico e reduzir esse índice.