Os alunos das escolas municipais de ensino fundamental agora contam com o Programa ‘Novo Mais Educação’, um programa que está melhorando os desempenhos educacionais nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, além de oferecer oficinas relacionadas a artes, cultura, esporte e lazer. Desta forma, o atendimento escolar ocorre em período integral. Em Uberlândia, o programa é realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e conta com apoio da União.
Neste ano, o programa foi reformulado e substituiu o antigo Mais Educação. Um dos diferenciais desse novo projeto é o acompanhamento pedagógico direcionado à Língua Portuguesa e Matemática. Oficinas ainda são realizadas, permitindo atendimentos em períodos que variam entre cinco ou 15 horas semanais no contraturno (aulas realizadas no horário oposto ao período escolar).
Segundo a coordenadora de Ensino, Programas e Projetos da SME, Liliane Ribeiro, pelos moldes do novo projeto, atualmente são atendidos mais de 2.700 crianças e adolescentes em 30 escolas municipais. “Estamos oferecendo mais uma ferramenta para contribuir no processo de ensino e de aprendizagem. Com ela podemos trabalhar com os alunos de forma mais individualizada”, disse.
O ‘Novo Mais Educação’ contribui também com a redução da evasão escolar, da reprovação e da distorção idade/ano. As melhoras nos resultados de aprendizagem são claramente percebidas e os alunos podem permanecer mais tempo no ambiente escolar para participar de atividades complementares.