Foto: Divulgação/ SecomPMU

Completando as atividades da 6ª Semana do Cuidado Seguro do Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro, os colaboradores participam de uma mesa-redonda, nesta sexta-feira (23), sobre Ferramentas da TI que impactam na Segurança do Paciente. A atividade acontece partir das 10h, no Auditório da unidade. Na parte da tarde, será realizada uma dinâmica sobre treinamento em comunicação aplicado à saúde.
A 6ª Semana do Cuidado Seguro é uma iniciativa que promove um momento de reflexão para que os profissionais da saúde tracem ações para diminuir riscos e aumentar a efetividade na prestação de serviços à comunidade.

Redução de Riscos

Durante toda a semana, a equipe do hospital discutiu com os colaboradores, por meio de palestras e outras atividades, práticas que garantam um atendimento seguro aos pacientes. Uma delas foi o impacto dos bundles (pacotes de medidas) sobre a incidência de infecções relacionadas à assistência à saúde. Os bundles são intervenções que reduzem riscos aos pacientes.
Implantados no Hospital Municipal em 2012, os protocolos conseguiram minimizar os números de infecções de corrente sanguínea (relacionada a cateteres) e pneumonia (associada à ventilação mecânica). É o que mostrou a enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SICH), Cristiana Martins Duarte. “No início foi um desafio. Mas hoje percebemos que osbundles são cuidados importantes para com os pacientes. Por esse instrumento, conseguimos avaliar como estão sendo feitas as práticas que, consequentemente, melhoraram a segurança na assistência”, explicou.
Exemplo do sucesso nessa implantação, é que em 2014 o hospital registrou 125 casos de pneumonia associada à ventilação mecânica, com média de 10,4 casos por mês. Já em 2017, a equipe do hospital permaneceu três meses sem nenhum registro. “Intensificamos os treinamentos, reforçando os pacotes de medidas de segurança com estes pacientes específicos e, além de registramos três meses sem ocorrências, notificamos apenas quatro casos de pneumonia no mês de maio e estamos fechando junho sem nenhum caso”, comentou Cristiana.
A coordenadora da fisioterapia, Fernanda Lima Santos, contou que o setor em que trabalha gerencia as práticas seguras nas UTIs e enfermarias. Após a palestra, ela comentou a importância dessas medidas e, também, da realização da 6ª Semana do Cuidado Seguro. “O evento é proveitoso pois reforçamos os cuidados que devemos ter com os pacientes para evitar os riscos. Hoje, foi possível ver que adotando as medidas dos protocolos, é possível reduzir óbitos e internamentos desnecessários. Precisamos de todos juntos para que as iniciativas funcionem”, disse.