Micro e pequenos empresários interessados em obter novos conhecimentos e ampliar a competitividade no mercado terão a oportunidade de participar de uma capacitação gratuita que será oferecida por meio do Fórum Permanente Mineiro das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Fopemimpe) no próximo dia 28 de junho, das 9h às 17h na sede da Aciub. O treinamento terá como foco a ampliação participação das microempresas e empresas de pequeno porte como canais de vendas para o setor varejista. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas até o dia 27 de junho pelo e-mail compras.sociais@fopemimpe.mg.gov.br.
O treinamento faz parte da programação do ‘Circuito Mineiro de Compras Sociais’, que será realizado durante o Super Encontro Varejista (Sevar), que acontece nos dias 12 e 13 de julho, no Center Convention, em Uberlândia. Dentre os participantes da capacitação serão selecionados 12 pequenos negócios para participar do Sevar como expositores.
Para auxiliar na criação de oportunidades para os empreendedores que produzem em pequena escala e ainda não têm acesso às redes supermercadistas, o treinamento contará com uma palestra com o tema ‘Inovação na Arte de Vender’. Os pequenos negócios também receberão orientações de compradores de redes de supermercados e após as apresentações participarão de um debate e um momento para tirar dúvidas.
Esta capacitação conta com o apoio da Aciub, da Secretaria de Estado Extraordinária de Desenvolvimento Integrado de Fóruns Regionais de Minas Gerais – SEEDIF e da Associação Mineira de Supermercados – AMIS. Para mais informações sobre o treinamento e o Fopemimpe basta entrar em contato pelo telefone (34) 3239-1563 ou pelo e-mail projetos@aciub.com.br.

Sobre o FOPEMIMPE

Instituído pelo Governo Estadual em 2008, o FOPEMIMPE é previsto no Estatuto Mineiro da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Lei 20.826/13) como instância governamental estadual competente para cuidar dos aspectos do tratamento diferenciado e favorecido dispensado aos pequenos negócios. Trata-se da principal ferramenta para a construção de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do setor em Minas Gerais.
O Fórum é composto por instituições que representam o poder público e os setores da indústria, do comércio e serviços e do turismo. Representantes de Secretarias de Estado, autarquias, empresas estatais, entidades representativas e de apoio atuantes no segmento de microempresas e empresas de pequeno porte no estado de Minas Gerais.
A regional Triângulo Norte abrange 29 municípios. São eles: Araguari, Araporã, Cachoeira Dourada, Campina Verde, Canápolis, Capinópolis, Cascalho Rico, Centralina, Coromandel, Cruzeiro da Fortaleza, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Guimarânia, Gurinhatã, Indianópolis, Ipiaçu, Iraí de Minas, Ituiutaba, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo, Nova Ponte, Patrocínio, Prata, Romaria, Santa Vitória, Serra do Salitre, Tupaciguara e Uberlândia. A Aciub é a Secretaria Regional do Fopemimpe Triângulo Norte.