Movimento Amplifique, criado pela CGE e Fapemig, vai promover dois encontros: uma rodada de debates sobre participação social e uma hackathon para programadores
Estão abertas as inscrições para o Movimento Amplifique, dois eventos de inovação e tecnologia com foco em soluções para fomentar o controle social em Minas Gerais.
Os encontros são uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG) e Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), com apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), do Sistema Mineiro de Inovação (Simi) e do Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development (Seed).
A primeira rodada será no dia 11 de julho, de 19h às 22h, e será um momento de debates aberto a qualquer interessado no tema mediante inscrição. Já estão confirmados para o evento: Diego Calegari, da Plataforma Politize!; Marcelo Zenkner, promotor de Justiça do Estado do Espírito Santo; Matheus Moreira, do Fiscalize Agora e Diagnóstico Público; Rodolfo Viana, da Operação Serenata de Amor; Edmar Moreira, da Rock Content; e Capi Etheriel, da Transparência Hacker.
A segunda rodada será uma hackathon de 47 horas entre os dias 14 e 16 de julho, com foco na criação de um aplicativo que promova a participação social nos serviços públicos.
Para a hackathon também é preciso garantir a vaga. O evento é voltado para programadores, desenvolvedores, designers gráficos, comunicadores, estudantes e profissionais da área de tecnologia da informação.
Serão formados dez grupos com cinco participantes cada, que terão ajuda de mentores especialistas em tecnologia e em governo para apoiar o desenvolvimento das ideias.
O superintendente de Convênios e Parcerias da Secretaria de Estado de Governo, Rafael Mazzieiro, apresentará a base de dados, e o subcontrolador de Governo Aberto da CGE, Márcio Almeida do Amaral, mostrará cases de transparência e escândalos de corrupção a partir de trabalhos de auditoria.
O Movimento Amplifique faz parte do Plano Mineiro de Promoção da Integridade, lançado em dezembro do ano passado e publicado no Decreto nº 47.185. A ideia é promover uma rede de cidadãos e cidadãs que buscam soluções coletivas para problemas sociais, cobrando e orientando mudanças voltadas para o interesse de todos.
“O Movimento Amplifique nasceu a partir de um workshop entre servidores da CGE e prontamente teve ajuda e intensa colaboração da Fapemig para se concretizar. Nosso planejamento é fomentar a criação de um aplicativo para que a população possa participar facilmente por meio do smartphone e esperamos ter um resultado mais concreto até o fim do ano ou início do ano que vem”.