Na audiência pública na Assembleia Legislativa (ALMG) realizada, na quarta-feira (21/6) para solucionar a falta de atendimento hospitalar para os beneficiários do Ipsemg que residem em Uberlândia e região, o deputado Arnaldo Silva presidiu a reunião que ocorreu na Comissão de Administração Pública. Ao todo, cerca de 40 mil pessoas foram afetadas pelo problema que já se arrasta há um ano e meio. Somente em Uberlândia são 17 mil. Alguns serviços estão sendo oferecidos em clínicas médicas. Mas os atendimentos de urgência e emergência continuam paralisados.
Há um ano e meio, quando o problema começou, o deputado Arnaldo vem lutando para buscar acordos para normalizar a situação e fazer com que o Ipsemg firme parcerias com hospitais locais. Ele se reuniu várias vezes com o presidente do Ipsemg, Hugo Vocurca Teixeira, e também com a direção de alguns hospitais de Uberlândia.
A boa notícia veio pelo diretor-presidente do Hospital Santa Catarina, Placidino Stábile de Oliveira, que a entidade será reaberta e atenderá o Ipsemg. “Prevemos que o hospital retome suas atividades dentro de 60 dias. Faremos obras de adequação e vamos começar a atender, inclusive pelo Ipsemg, apesar da tabela deles não nos atender na totalidade”, enfatizou. IPSEMG – O presidente do Ipsemg, Hugo Vocurca Teixeira, disse que o problema é complexo, pois há um limite na negociação dos valores da tabela de repasses que o governo pode fazer. “O Ipsemg gasta mais em Uberlândia do que em outras cidades. A culpa disso não é dos hospitais apenas, mas materiais hospitalares em Uberlândia custam mais caro que em outras regiões do país. Se a Assembleia nos ajudasse a entender e interferisse nisso já seria um bom início de caminhada”, propôs.
O promotor de Justiça da 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Uberlândia, Fernando Rodrigues Martins, pediu a construção de um hospital do Ipsemg na cidade e disse que o sistema da Previdência e da Saúde deveriam ter sido separados, pois são muito complexos para serem sustentados juntos.
RESULTADO – Na audiência pública foi aprovado um requerimento para uma reunião, desta vez em Uberlândia, na Câmara Municipal. Além dos deputados estaduais, também serão convidados o deputado federal Weliton Prado, dirigentes do Ipsemg, dirigentes de hospitais privados de Uberlândia e representantes dos servidores públicos estaduais. (informações da jornalista Janaína Masssote).