Centro Sócio Educativo de Uberlândia

Nesta quarta-feira, 21.06, o Centro Socioeducativo de Uberlândia (Ceseub), no Território Triângulo Norte, comemora uma década de atendimento socioeducativo no município. A unidade acolhe adolescentes que cometeram atos infracionais e que estão em cumprimento de medida de internação. Segunda maior unidade do Estado, o centro recebe adolescentes vindos de diversos municípios da região e é estratégico para as políticas de atendimento socioeducativo de Minas.
Com capacidade para 80 jovens, de janeiro deste ano até o momento, 249 internos já deram entrada na unidade socioeducativa para o cumprimento de medida. Destes, 99% foram matriculados regularmente na escola estadual que funciona dentro da unidade, atendendo os adolescentes no ensino fundamental e médio. De janeiro a maio deste ano, cerca de 30 jovens concluíram algum tipo de curso profissionalizante oferecido pela unidade e, até o momento, foram realizadas 533 ações voltadas para a família, cumprindo um dos eixos da ressocialização.
Nos últimos dois anos, 706 adolescentes passaram pelo Ceseub. Quase a integralidade destes jovens foi matriculada e deu continuidade aos estudos. Desta forma, a unidade tenta resgatar o jovem que estava fora da escola e contribuir para o seu processo de ressocialização. Dentro do centro socioeducativo, além de estudar em escola regular e formal, os adolescentes também participam de cursos profissionalizantes, todos com certificado ao final. Em 2015 e 2016 um total de 182 internos concluiu ensino profissionalizante na unidade, que inclui curso de introdução ao mundo dos negócios, computação, mecânica, pintura, eletroeletrônica e técnico em agronomia. Alguns dos cursos são realizados em parceria com o Senai e com o Cefet.
O subsecretário de Atendimento Socioeducativo da Secretaria de Estado Segurança Pública (Sesp), Danilo Emanuel Salas, estava presente nas comemorações e ressalta a importância do centro para o Triângulo Mineiro. “O Ceseub é um centro estratégico e está localizado numa região de grande importância para o Estado. A unidade atende a vários municípios e nestes dez anos foi possível consolidar parcerias importantes com o poder público local e também com parceiros da rede privada, garantindo o cumprimento de medida de forma satisfatória, atendendo a todos os eixos da ressocialização”, disse o subsecretário.
Segundo o diretor da unidade, Gilson Rodrigues, além dos cursos profissionalizantes, a unidade também oferta cursos de jardinagem, oficinas de pintura e artesanato, além de cursos na modalidade à distância. Outro motivo de orgulho do diretor são as conquistas no âmbito educacional envolvendo a acesso ao ensino superior. “Em 2016, 88 jovens que cumpriam medida na unidade se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. Destes 88, 12 conseguiram obter a pontuação mínima e três tiveram acesso à universidade”, destaca.