Foto: Comunicação/Futel

O treinamento funcional, oferecido pela Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), agora conta com horário do trabalhador. A atividade, que já acontecia de segunda a sexta no período da manhã, às 6h45 e 7h45, passa a ser realizado também no fim da tarde, com turmas às 17h45 e 18h45. Os profissionais de educação física da fundação ministram as aulas de forma gratuita nas quadras de areia do Parque do Sabiá.
De acordo com umas das professoras, Alice Torsian, o treinamento funcional prevê o desenvolvimento integrado das capacidades biomotoras, promovendo a melhora do equilíbrio, postura, fortalecimento dos músculos e aparelho cardiorrespiratório. “Por ser uma atividade realizada na areia, a resposta do corpo é muito rápida. Nós realizamos exercícios de alta intensidade, contando ou não com o apoio de equipamentos e pesos”, esclareceu.
Como se inscrever
Além do treinamento funcional, a Futel oferece outros dois projetos de assessoria esportiva: a orientação de caminhada e corrida e atletismo kids. As inscrições são feitas na tenda instalada ao lado das quadras de areia, das 6h30 às 9h e das 17h às 19h30. “Para se inscrever a pessoa deve preencher a ficha de cadastro, apresentar comprovante de residência e, posteriormente, um atestado médico”, destacou Alice.
O programa atende todos os interessados que frequentam o Parque do Sabiá. Não há limite de idade para prática de qualquer atividade física, apenas no atletismo kids que o atendimento é destinado a crianças de 7 a 17 anos. “Estamos dispostos a abrir mais turmas, de acordo com a procura pelas aulas. Este é um trabalho muito comum em praias, clubes e academias, e que tem tido boa adesão de praticantes”, explicou Silvio Soares dos Santos, diretor geral da Futel.