O Encontro reuniu profissionais que atuam na defesa do consumidor em dez cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba

Servidores da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Uberlândia participaram, hoje (6), em Uberaba (MG), do 1º Encontro Regional de Procons Municipais das Regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. O evento funciona como qualificação para os profissionais da área, que puderam aprender e trocar experiências. Representantes de órgãos de proteção do consumidor de ao menos dez cidades locais, além de membros do Ministério Público Estadual (Procon Estadual) participaram da iniciativa.
Do Procon de Uberlândia, estiveram presentes no encontro servidores municipais, incluindo a superintendente, Chelara Freitas. “Discutimos todos os assuntos que registram altos índices de reclamações. Também pudemos debater sobre competências e chegar a um consenso sobre questões cujas dúvidas são recorrentes. Ou seja, voltamos mais preparados para atuar na resolução de conflitos de consumo”, explicou.
O 1º Encontro Regional cumpre uma das diretrizes estabelecidas pelo Código de Proteção e Defesa do Consumidor. Isso uma vez que, de acordo com o código, as políticas públicas de defesa do consumidor deve ser feitas por meio de um sistema composto por várias instâncias e organismos, que atuem de modo sistêmico.