A formação continuada oferecida pelo Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe) foi remodelada e agora está embasada no tema ‘Saberes e Fazeres na Educação’. A mudança reflete uma nova metodologia pedagógica dos cursos, que agora estão mais atualizados, abrangentes e diversificados. Uma novidade que permite aos profissionais do magistério contar com outras opções para aprimorar ainda mais o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos das escolas do município. A apresentação desta nova etapa será na próxima segunda-feira (26), às 18h, na avenida Professor José Inácio de Souza, 1.958, bairro Brasil.

Segundo a assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME), Rosana Torquete, a nova formação continuada atende profissionais que atuam desde os primeiros anos da educação infantil até a conclusão do ensino fundamental. “Elaboramos uma grade diferenciada para cada segmento. Assim contemplaremos todos os servidores”, disse.
Inicialmente, os cursos ofertados terão 30 horas de duração, sendo que cada participante poderá escolher o tema de seu interesse. As aulas serão mensais (de junho até novembro deste ano) e ministradas por profissionais da prefeitura ou convidados. Serão abordados assuntos pertinentes à área escolhida pelos educadores capacitados.

Estudos avançados

Para se chegar ao novo formato, a assessoria pedagógica da SME foi toda reorganizada entre os meses de janeiro e fevereiro. Agora, conta com uma equipe que atua no Cemepe e atende as demandas relativas à orientação e capacitação. Outro grupo, composto por assessores da educação, visita escolas e faz levantamentos de sugestões e necessidades, além da observar as mais diversas experiências dos profissionais nas unidades de ensino. Posteriormente, todos se reúnem para desenvolver projetos, entender os desafios e colocar iniciativas em prática com foco na melhoria dos processos na rede municipal. Nos meses de março e abril, ocorreram aplicações de diagnósticos institucionais para levantamentos. Já em maio, a estrutura da formação continuada foi refeita e começará a ser aplicada a partir de agora.

Outras formações

Desde fevereiro, diversas outras formações continuadas estão sendo oferecidas pela Assessoria Pedagógica aos profissionais da educação da rede municipal. Diretores, pedagogos, profissionais do AEE, Pmae, EJA, professores de apoio e professores de artes têm encontros mensais até novembro deste ano.