DIVULGAÇÃO/ASSEMAE

Servidores do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) participam nesta segunda e terça-feira, 19 e 20 de junho, em Campinas (SP), do 47º Congresso Nacional de Saneamento da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae). O congresso vai reunir experiências dos municípios que desenvolveram boas práticas na área de saneamento. O Dmae está entre as cidades citadas no livro ‘Experiências Exitosas Municipais em Saneamento – 2017’, publicação a ser lançada durante o evento. Os servidores que atuam na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Uberabinha) e no setor de fiscalização participam do congresso como ouvintes. Já Alexandre Silva, coordenador do núcleo de diretrizes técnicas do Dmae, será um dos palestrantes no painel ‘Saneamento Público Municipal: um caminho para o Brasil’. Silva compartilhará experiências sobre o serviço em Uberlândia e o trabalho do Dmae ao longo desses 50 anos. “Nós estamos sempre em lugares de ponta nos rankings sobre saneamento e abastecimento de água”, salientou o coordenador.

Para Silva, a autarquia possui tarifa baixa, eficiência em serviços, fábrica própria de tubos de aço e ainda a economia de energia elétrica por utilizar turbinas para fazer o bombeamento de água. O painel será composto ainda por um servidor do Departamento Municipal de Água de Porto Alegre e pelo presidente da Assemae, Aparecido Hojaij. Na ocasião, Alexandre Silva também receberá, oficialmente, um exemplar do livro que conta a experiência do Dmae.

Automação

Os investimentos do Dmae em mais de R$ 2,5 milhões no sistema de automação das estações de captação e tratamento, bem como nos reservatórios, já permitem que em Uberlândia os níveis de níveis de captação, distribuição, vazão, pressão da água, entre outros dados, sejam acompanhados em tempo real. O que antes era manual e demandava tempo para o preenchimento de fichas e posterior análise dos dados, hoje é feito por meio remoto. Direto da central é possível acionar motores, parar o abastecimento ou analisar a rede de distribuição, por exemplo.

A automação trouxe ganhos tanto para o sistema operacional quanto para o consumidor final, já que, com o controle em tempo real, é possível saber se há problemas de abastecimento e em que condições a água chega ao consumidor.

Com duas estações de captação e tratamento de água e uma terceira em construção, o Dmae investe para garantir o abastecimento a uma população de 1,5 milhão de habitantes. Hoje a cidade tem 669. 672conforme projeção do IBGE de 2016. Mesmo com planejamento e investimentos, o município ainda tem a segunda tarifa mais barata do país.

Desde 2005, Uberlândia se manteve entre as 10 melhores posições no ranking nacional divulgados pelo Instituto Trata Brasil. Há 50 anos o Dmae começou a escrever a história do saneamento da cidade e segue trabalhando para manter a qualidade da água que chega em 100% dos imóveis e o tratamento do esgoto que chega a 98%.