Comunicação Dmae

O Sistema de Captação e Tratamento de Água Capim Branco irá potencializar o serviço oferecido pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) de Uberlândia, garantindo o abastecimento e a ampliação da oferta de água na cidade. Para atender a esse propósito e, consequentemente, às necessidades da população, a atual administração tem trabalhado ininterruptamente nas obras. Na manhã desta segunda-feira (19), uma equipe de 100 pessoas iniciou mais uma etapa daconcretagem do tanque de decantação a ser instalado na área. O prefeito Odelmo Leão esteve no local e acompanhou o início dos trabalhos.
Ao final do procedimento, outros 400 metros cúbicos de concreto (o equivalente a cerca de 960 toneladas) e 48 toneladas de ferro serão utilizados pela equipe para realizar o serviço. O tanque de decantação é utilizado no processo de tratamento de água antes da distribuição para os consumidores.
Em uma primeira etapa da concretagem, executada no fim do mês passado, 1.200 toneladas de cimento e outras 100 toneladas de aço já foram aplicados no mesmo procedimento. Durante 12h, cerca de 20 caminhões se revezaram no transporte do material, enquanto os funcionários fizeram a distribuição e compactação da massa.
Neste tipo de obra, exige-se que a execução seja feita em uma única etapa, conforme explica Sérgio Vieira Attie, diretor-geral do Dmae. “Montamos uma verdadeira força-tarefa. São engenheiros, técnicos, pessoal de apoio e maquinário na realização de uma das maiores etapas de concretagem da obra”, disse. Ele salienta que apesar das dimensões do trabalho e da mobilização da equipe, não foi necessário fazer interdições no trânsito da estrada de Pau Furado, via de acesso à unidade, à comunidade da Tenda do Moreno e a sítios.

Abastecimento garantido

A obra do Sistema de Produtor de Água Potável Capim Branco, às margens do rio Araguari, foi projetada na última gestão do prefeito Odelmo Leão (2012) e vai permitir, após a conclusão de sua 1ª etapa (prevista para o início de 2019), oabastecimento de água para mais 500 mil habitantes. Interligada às estações já existentes – Sucupira e Bom Jardim – garantirá abastecimento a 1,5 milhão de pessoas.
Esse resultado mantém assim o compromisso do Dmae com a qualidade e fornecimento de água à população. “É uma obra de grande importância para Uberlândia, tanto para nosso povo, quanto para as indústrias ou empresas que queiram se instalar aqui. Trabalhamos para fazer com que nossa cidade seja considerada ainda mais capaz de receber grandes projetos e empreendimentos porque tem potencialidades não apenas em localização, mas também em infraestrutura e qualidade de vida”, expôs o prefeito Odelmo Leão.