O ônibus-biblioteca da prefeitura de Uberlândia vai hoje (19) ao Bairro Segismundo Pereira. O veículo leva mais de três mil livros para a comunidade ler. O ônibus-biblioteca, projeto que completou três décadas de existência em abril desse ano, foi reativado pela Secretaria Municipal de Cultura há pouco mais de dois meses e continua levando cerca de três mil livros para dez bairros de Uberlândia. Nesta segunda-feira (19), o veículo, que originalmente era um coletivo e foi adaptado para comportar uma biblioteca itinerante, estará no bairro Segismundo Pereira. Amanhã (20), o veículo passará pelo Nossa Senhora das Graças.

Como funciona

A ideia é fomentar o hábito e o gosto pela leitura nos bairros de Uberlândia. De segunda a sexta-feira, entre 9h e 13h, a biblioteca itinerante percorre ruas e avenidas, emprestando volumes de diversas categorias à população. O retorno em cada um dos locais ocorre quinzenalmente.
“O ônibus sai da Biblioteca Municipal e, ao chegar nos bairros, toca uma vinheta para avisar a comunidade. Depois se encaminha para o ponto fixo conhecido por todos na região e permanece estacionado até o início da tarde. A população tem opção de ler no local, ocupando cadeiras que são disponibilizadas para o projeto, ou de levar o livro para casa”, afirmou Denise Carvalho, coordenadora da Biblioteca Municipal e do projeto.
Quem quiser levar os volumes para casa, deve se associar. “É preciso RG, CPF e comprovante de residência e, para menores de idade, a presença dos responsáveis. Quinze dias depois, o ônibus retorna ao bairro e eles podem devolver os volumes ou renovar o empréstimo”, completou a coordenadora. Cada pessoa pode pegar até três títulos.