Fonte: ASCOM / Texto e foto: Janaina Massote

O deputado estadual Arnaldo Silva (PR) apresentou, na Assembleia Legislativa (ALMG), um projeto de lei (PL) instituindo a Semana Estadual de Conscientização sobre a Atrofia Muscular Espinhal (AME), a ser realizada anualmente na última semana do mês de agosto. A falta de informação sobre a doença, principalmente entre profissionais da saúde, pode acarretar um diagnóstico tardio.
“A AME não tem cura e traz inúmeras complicações aos portadores. Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances desses pacientes terem qualidade de vida. Sua conscientização é muito importante para o tratamento”, afirmou Arnaldo.
O projeto também propõe que sejam promovidos debates, palestras, entre outras atividades, que proporcionem a discussão sobre as dificuldades de diagnóstico e que incentive pesquisa e tratamento, além de dar apoio aos portadores da AME, seus familiares e os profissionais da saúde.
AME – A Atrofia Muscular Espinhal (AME) é uma doença neuromuscular degenerativa que atinge os motoneurônios da medula espinhal. De origem genética, caracteriza-se por um progressivo comprometimento muscular que pode causar hipotonia, paralisia, arreflexia (ausência de reflexo), amiotrofia (atrofia muscular) e miofasciculação (contração involuntária das fibras musculares).