Crepaldi/Secom PMU

Com intuito de ampliar o atendimento na atenção primária de casos da endocrinologia e, consequentemente, reduzir o tempo de espera por uma consulta com especialista, a Secretaria Municipal de Saúde realizou na tarde desta terça-feira (13) uma oficina de alinhamento e fluxo e protocolos. O workshop faz parte do cronograma do Qualifica SaUDi e reuniu médicos endocrinologistas da rede municipal e da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Durante a oficina, ficaram definidas as responsabilidades e a metodologia que os endocrinologistas da rede pública irão realizar a partir de julho nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). “A proposta é realizar tutorias com os clínicos gerais das UBSs para que eles possam realizar um acompanhamento dentro da área de abrangência sem ter a necessidade de encaminhar todos os casos para um especialista”, explicou Rubia Barra, diretora de rede de atenção integrada à saúde.
A endocrinologista Joyce Chermikoski Ozawa trabalha na UAI Pampulha e considera a iniciativa muito positiva para a população assistida pelas UBS’s. “É uma iniciativa brilhante. A rede precisa dessa integração entre o especialista e a clínica médica. Com o médico do posto de saúde capacitado para fazer o manejo de pacientes de menor gravidade, reduzimos o encaminhamento, às vezes sem necessidade, para o especialista. Assim, o paciente pode ser acompanhado pelo médico da sua unidade referência”, comentou a especialista, que ficou responsável pela tutoria em 23 unidades da zona sul.