Processo garantirá vaga nas redes públicas estadual ou municipal

Quem deseja ingressar no ensino fundamental público (estadual ou municipal) no ano de 2018 precisa ser cadastrado. O cadastro escolar já começou e os interessados tem até o dia 23 deste mês para efetuar o procedimento. O cadastramento é gratuito, não vale como matrícula e só pode ser feito pelo portal da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, no endereço eletrônico https://www.educacao.mg.gov.br/component/gmg/story/8907-cadastramento-escolar-2018. O cadastramento permite ao governo estadual e ás prefeituras dimensionarem a demanda escolar para o ano seguinte e fazer a distribuição de vagas nas duas esferas.
Devem ser cadastrados os candidatos nascidos até 30 de junho de 2012 e os alunos para os demais anos escolares que estão se transferindo de outras localidades ou de escolas particulares. Também devem ser cadastrados quem completa seis anos até 30 de junho de 2018, mesmo quem já está matriculado em escola infantil e com interesse em ser transferido para unidades de ensino fundamental que ofereçam pré-escola. Quem já se matriculou em 2017 no ensino fundamental público e deseja permanecer na mesma escola não precisa se cadastrar.
No ato do cadastro, a pessoa deve ter em mãos a certidão de nascimento ou casamento do canditado, comprovante de residência recente, carteira de identidade (caso possua) e documento comprobatório de escolaridade. Os documentos são somente para registro de dados.

Entidades conveniadas

Nesta terça-feira (13), representantes da Secretaria Municipal de Educação reuniram-se com coordenadores de entidades conveniadas que atendem a educação infantil. O encontro serviu para repassar informações sobre o cadastro escolar, uma vez que em 2018 as crianças atendidas pelas entidades deverão ser alunas do ensino fundamental.

Serviço:

Cadastro escolar 2018
Período: Até 23 de junho
Local: Somente pelo portal da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, no endereço eletrônicowww.educacao.mg.gov.br.
Quem não tem acesso à internet deve procurar as escolas públicas para se inscrever.