Informações Secom/PMU

Secretaria também tem reforçado trabalho de sinalização, vistorias nas estações, terminais de ônibus e em ações de conscientização
A região leste de Uberlândia começou a receber um reforço na sinalização horizontal de trânsito. O serviço, executado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran), é de caráter emergencial e vai abranger travessias elevadas, redutores de velocidade (quebra-molas), área em que hajam escolas e unidades de saúde nos bairros Morumbi, Aclimação e Residencial Integração (Dom Almir, Joana D’arc, Prosperidade, Celebridade e São Francisco). Assim que a região for finalizada, as equipes de trabalho seguem para outro setor da cidade.

Recuperação

Desde o início do ano, a Settran tem realizado ações de melhoria em diversos pontos da cidade. Alguns bairrosganharam mais placas de logradouros e as faixas exclusivas de ônibus, como nas avenidas João Pinheiro e João Naves de Ávila, foram recapeadas com uma pavimentação asfáltica mais reforçada. No caso da avenida João Naves de Ávila, o serviço está em andamento e envole os trechos de embarque e desembarque das estações 1, 2, 3 e 4.

Novas lâmpadas

Anualmente quase seis milhões de passageiros passam pelas estações de integração do corredor de ônibus da avenida João Naves de Ávila. Para dar mais segurança e conforto a esses passageiros, a Settran efetuou no mês de maio a troca de mais de mil lâmpadas fluorescentes queimadas nas 13 plataformas de integração ao longo da via.

Maio Amarelo

No mês passado, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) reforçou as atividades voltadas à conscientização dos usuários das vias (pedestres, ciclistas e condutores) em prol de um trânsito mais seguro. A ação seguiu a proposta do Maio Amarelo, que acontece em todo o território nacional para mostrar às pessoas a importância do tema. Palestras educativas em escolas e empresas, bem como a distribuição de material com dicas, informações e a intensificação das atividades realizadas pelas patrulhas escolares fizeram parte do cronograma.

Transporte público

A renovação da frota – que conta hoje com 422 ônibus do transporte coletivo em Uberlândia – atende às exigências legais e traz mais conforto e segurança aos usuários. A entrega de 15 novos ônibus aconteceu em abril deste ano e levou os novos veículos ao setor Oeste para atendimento em linhas como o T140, o T141 e o T144, por exemplo.
E a preocupação da prefeitura também é com o serviço oferecido à comunidade. Por isso, uma comitiva formada por representantes da Settran e das empresas que atuam no transporte público de Uberlândia têm realizado vistorias nos terminais da cidade. A iniciativa prevê a observação da operação do sistema dentro da plataforma para que novas medidas de segurança aos usuários possam ser implantadas em curto e médio prazo.
As vistorias auxiliarão ainda na elaboração e divulgação de uma campanha educativa para criar peças de conscientização, como informativos dentro dos ônibus e dos terminais. “A inspeção nos permitirá realizar um diagnóstico dos pontos fortes e pontos fracos, sobre o que precisamos melhorar em todos os sentidos, pensando sempre nos usuários”, explicou Ubiratan Floriano, diretor de Fiscalização de Transportes.